Flora, de Patrícia Pillar, jura que é a mocinha. Donatela, de Cláudia Raia, garante ela é a boazinha da história e que Flora é uma vilã dissimulada. É em torno desta troca de acusações e da busca pela verdade que gira A favorita, nova trama da Globo que estréia hoje. De João Emanuel Carneiro autor estreante no horário nobre, a novela é ambientada em São Paulo e na fictícia cidade de Triunfo, nos arredores da capital.

continua após a publicidade

A origem da rivalidade entre as duas é para lá de complicada. No passado, Flora e Donatela formavam a dupla caipira Faísca e Espoleta, e conquistaram relativo sucesso no interior. Parceiras desde a infância, a amizade ruiu quando conheceram os amigos Dodi, de Murilo Benício, um homem de origem humilde e Marcelo, de Deco Mansilha, herdeiro de uma indústria de papel. Após largar a música, Donatela casou-se com Marcelo e Flora com Dodi. Aí começa uma sucessão de tragédias. O filho de Donatela e Marcelo é seqüestrado aos seis meses de idade e jamais é encontrado. Já o casamento de Flora e Dodi dura pouco. Eles se separam e ela inicia um caso com Marcelo, com quem tem uma menina, Lara, de Mariana Ximenes. Quando as duas ?ex-amigas? já não se bicavam, Marcelo é assassinado. Todas as evidências acusam Flora e ela é presa pelo crime que, jura, jamais cometeu. É esta trama que promete prender o telespectador nos próximos meses no horário nobre.

Fabíola Tavernard – PopTevê

De mau a Pior

Evandro Santo fatura alto. Embalado pelo sucesso do personagem Christian Pior no programa Pânico na TV! (Rede TV!), o humorista lança um livro com dicas de relacionamento, sexo e dinheiro no segundo semestre. ?Escrevi pela ótica do Pior. Recebi o convite de uma editora de nome, renome e sobrenome. Mas ainda não falo para não dar uruca.? Ex-entregador de telegrama animado, ele diz que ?está bem na fita?. Além de fazer até viagens internacionais pela atração, Santo integra o elenco da peça Ab-Surto e emplacou a música Tô rica na Jovem Pan. ?Eu ralo bastante, colega. Mas não tenho do que me queixar da vida.?

continua após a publicidade

Jornada dupla

Nívea Stelmann embarcou na última semana para Bali, na Indonésia. Na paradisíaca ilha asiática, ela vai acumular funções: além de gravar matérias dos bastidores de Três irmãs para o Vídeo show, onde bate ponto como repórter, Nívea vai relembrar seus dias de atriz. Ela fará uma participação na trama de Antônio Calmon.

continua após a publicidade

Reconhecimento

O autor de novelas da Globo Walcyr Carrasco foi eleito na semana passada membro da Academia Paulista de Letras. Ele ocupará a cadeira de número 14 da instituição. A cerimônia oficial de posse está marcada para agosto. Walcyr substituirá o poeta Cyro Pimentel, falecido em fevereiro deste ano. ?Estou muito feliz porque é o reconhecimento da minha obra por escritores e poetas a quem sempre admirei tanto?, afirmou o autor ao receber a notícia. A Academia Paulista de Letras é formada por 40 importantes intelectuais brasileiros como José Mindlin, Ignácio de Loyola Brandão, Ruth Rocha, Gabriel Chalita, Paulo Bomfim, Lygia Fagundes Telles, Antônio Ermírio de Moraes, entre outros.

Walcyr Carrasco começou sua carreira como jornalista e trabalhou para alguns dos principais veículos da imprensa brasileira. Fez também faculdade de História, daí a paixão pelas tramas de época. A vida de autor começou no teatro, com peças de sucesso como Batom e Êxtase, pela qual recebeu o prêmio Shell de Melhor Autor de Teatro do Rio de Janeiro em 2002.

Sua primeira novela na Globo foi O cravo e a rosa, em 2000, e a mais recente exibida foi Sete pecados, de 2007, que marcou sua estréia no horário das 19h.