Filha dos diretores Wolf Maya e Cininha de Paula, sobrinha de Chico Anysio, prima de Bruno Mazzeo e Marcos Palmeira e afilhada de Nathália Timberg, Maria nasceu e cresceu no meio artístico. “Já pensei em fazer administração, para poder cuidar dos negócios da família, mas virei artista mesmo”, diz. Aos 28 anos, interpretando sua sexta personagem em novelas, agora como a emo-roqueira-punk-gótica Inês, de Caminho das Índias, ela saboreia o sucesso e consegue relaxar, esquecendo por um tempo a pressão que o parentesco impõe.

continua após a publicidade

“A Inês foi um presente, está no núcleo que trataria a esquizofrenia. Ela é uma dark-romântica, para usar um termo londrino. É um misto de David Bowie, Cyndi Lauper e Tim Burton”, define.

Para compor a personagem ela nem precisou de laboratório, bastou lembrar da adolescência. “Meu lado Inês veio aos 15 anos, quando fui clubber. Tive cabelos azulados, roupas coloridas. Não era para chamar a atenção ou chocar, era a opção de ser diferente, tentar criar uma identidade. Nasci praticamente em Nova York, para onde eu ia desde criança. Via esse tipo de gente nas ruas e achava genial.”

Se você também faz esse estilo a gente ensina a compor o visual. É só seguir o passo a passo ensinado pela maquiadora Penélope Beolchi. Segundo ela, o gótico tem tudo a ver com o inverno. Ela traduz a tendência em cores opacas e escuras como preto, marrom, verde militar, violeta e cinza. Confira!

Passo a passo

continua após a publicidade

A pele lisinha é parte do look e deve ser preparada antes da maquiagem. “Demaquilante, tônico, pré make-up ou hidratante devem ser aplicados antes dos produtos de maquiagem”, diz Penélope. Em seguida, aplique o corretivo, a base e o pó facial translúcido, uniformizando a pele.

Olhos

A sombra cremosa de cor clara pode ser aplicada com a ponta dos dedos em toda a pálpebra e também no canto interno dos olhos, para dar luminosidade ao olhar. “Optei por olhos transparentes e suaves e boca escura, inspirada na tendência européia”, conta Penélope.

continua após a publicidade

Aplique também várias camadas de máscara para cílios preta para realçar os olhos. “Isso proporciona um efeito de mais volume”, completa.

Boca

A boca é contornada com lápis preto ou azul marinho, ligeiramente metálico. Depois, preencha os lábios com o próprio lápis ou batom escuro. “Para dar um pouco de brilho, pode optar por um gloss incolor”, ensina Penélope.

Aí é so caprichar no visual para arrasar. E tem muita gente entrando nessa “vibe”, como diz a personagem de Maria. Seus figurino é o terceiro mais pedido pelos telespectadores que ligam para a emissora no Rio querendo saber a marca e os produtos que os atores usam.

As marcas de cosméticos já detectaram a tendência e estão lançando novos produtos. Nessa semana a Avon lançou sua nova linha de esmaltes que inclui mais tons de preto, roxo e suas combinações.

Colírios

Os brasileiros Marlon Teixeira, 17, Max Motta, 19, e Luiz Afonso Schwab, 18, aparecem no ranking dos 50 modelos masculinos do site Models.com. O site é referência no mundo da moda e além de mostrar as tendências é capaz de inflacionar o cachê dos moços que, de tão novinhos, lembram o namorado da cantora Madonna, outro modelo brasileiro, Jesus Luz.

Os homens ainda não conseguiram o sucesso das modelos femininas, mas Teixeira conseguiu uma boa colocação ao ser escolhido para 21º posto. Foi contratado para estrelar uma campanha da Dior.

Motta ficou em 40º e é descrito pelo site como um jovem com “aparência de anjo”.

Já Schwab conquistou a 48º posição, num ranking com forte presença de europeus principalmente britânicos e alemães.

O texto que acompanha a foto do brasileiro diz: “Você nunca imaginaria olhando para ele que se trata de um fazendeiro de ovelhas muito bem sucedido no Brasil”.

,O líder do ranking é o modelo Baptiste Giabiconi.