A atriz Nair Bello morreu ontem aos 75 anos. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde novembro e faleceu no início da tarde por falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. O velório da atriz foi na Assembléia Legislativa da capital paulista e o enterro é hoje no Cemitério do Araçá, em Pinheiros.

continua após a publicidade

No dia 11 de novembro, Nair estava num salão de beleza quando passou mal e desmaiou. A equipe de resgate conseguiu reanimá-la e a levou para o hospital. Um mês antes de sofrer essa parada cardíaca, Nair havia retirado um tumor maligno de um dos seios.

Nos cinco meses de hospital a atriz chegou a sair da UTI (unidade de terapia intensiva) e começar o processo de reabilitação. Foi quando recebeu a visita do amigo Agnaldo Rayol e conseguiu pronunciar algumas palavras, folhear revistas e assistir à televisão. Mas, no fim de março, com arritmia cardíaca (irregularidade do ritmo cardíaco), ela voltou à UTI.

Carreira

A paulistana Nair Bello Souza Francisco começou sua vida profissional aos 18 anos, na extinta Rádio Excelsior, em 1949. Dois anos depois de seu início, estreou no cinema em Liana, a pecadora (1951). No filme contracenou com Hebe Camargo e as duas viraram amigas inseparáveis. O teatro conheceria Nair anos mais tarde, em 1976, em Alegro Desbum, peça de Oduvaldo Vianna Filho.

continua após a publicidade

Mas o sucesso veio mesmo com a TV. Nair começou como garota-propaganda e participou de diversas novelas e minisséries. Um de seus personagens de destaque foi o de Dona Santa, na minissérie homônima exibida pela Band em 1982.

Na Globo, sempre interpretou personagens de humor, como Dona Gema (Perigosas peruas, 1992), Carlotinha (Torre de Babel, 1998), Pierina (Uga Uga, 2000), Dolores (Kubanacan, 2003) e a viúva Lake (Bang Bang, 2006). A atriz participou ainda de Vira-Lata (1996) e O mapa da mina (1993), entre outras novelas.

continua após a publicidade

Antes de ser internada, Nair interpretava Dona Santinha no humorístico Zorra Total, da Globo. A atriz estava escalada para a novela das sete da Globo, Pé na jaca. Devido a seu estado de saúde, foi substituída por Arlete Salles.

Tristeza geral

O presidente Lula divulgou uma nota oficial no final da tarde de ontem lembrando um pouco da carreira de Nair Bello e se solidarizou com o público que chora a morte da atriz. ?Dona Marisa e eu queremos expressar aos familiares e amigos de Nair Bello os nossos mais sinceros sentimentos, neste momento de tristeza e de saudade em todo o Brasil.?

Também em nota, a amiga de mais de 50 anos, Hebe Camargo, demonstrou sua tristeza. ?A Nair está na minha vida há muito tempo. O que nós já rimos ou choramos ao longo desses anos é uma eternidade. Eternidade que ela alcança agora, depois de um período em que nos fez sofrer e que certamente sofreu. Estou divagando, pois ainda não acredito que ela se foi. Onde buscarei o riso largo, os palavrões ditos em alto e bom som? Onde, a esta altura da vida, encontrarei os segredos, as conversas e alegria que a vida calou??

O cantor Agnaldo Rayol recebeu a notícia da morte por uma amiga comum, a atriz Lolita Rodrigues, que estava no hospital. Agnaldo era amigo de Nair Bello há 40 anos e foi um dos poucos a ver Nair nos dias em que ela apresentou melhora. ?Morre com ela um pouco da alegria de todo brasileiro?, disse o o cantor. Lolita Rodrigues, visivelmente abalada, recebeu dispensa da Globo para ficar em São Paulo e acompanhar o funeral da amiga.

?A morte da Nair é uma coisa que me entristece muito porque nós já perdemos tanta gente maravilhosa?, afirmou Chico Anysio. ?A morte desses comediantes está deixando o País mais sem graça?, completou ele.

?Acredito que ela vai se divertir muito com o Rogério Cardoso lá em cima?, afirmou o diretor do programa Zorra Total, Maurício Shermann, referindo-se ao ator morto em 2003 e colega de Nair na atração humorística. Shermann também disse que o programa desse sábado homenageará a atriz, mostrando cenas inéditas dela como Dona Santinha, gravadas um pouco antes de Nair ser internada.

Enfim, sós

Sandy e Junior anunciaram a separação da dupla. Os irmãos, que cantavam juntos há 17 anos, usaram o site oficial (sandyejunior.uol.com.br) para declarar o fim da dupla, aos fãs, e em entrevista coletiva confirmaram a separação.

? É como terminar um namoro. Você sabe que vai ser melhor para você, mas é difícil na hora. A gente se apega à carreira, ao estilo de vida e aos fãs?, afirmou Sandy. ?Toda mudança traz insegurança?, completou Junior.

Os irmãos, de 24 e 23 anos, não quiseram revelar como pretendem continuar suas carreiras.

Licenciada

A filha da apresentadora Claudete Troiano, Marcela Troiano de Moraes Manso, 22, não retornará à programação da Band tão cedo. Marcela pediu licença não-remunerada e por tempo indeterminado da emissora.

Marcela foi presa sob acusação de tráfico de drogas em 25 de março. Ficou quatro dias na carceragem até ser solta em liberdade provisória. Ela trabalhava como repórter no programa da mãe, o Pra valer e havia anunciado que pretendia voltar ao trabalho.

Perda

A atriz Fernanda Torres, 41 anos, perdeu o bebê que estava esperando, segundo informações da coluna Telenotícias do jornal O Dia. Fernanda, que já é mãe de Joaquim, 7 anos, esperava o segundo filho com o cineasta Andrucha Waddington, 36. O diretor tem dois filhos de um casamento anterior.