Olá! Como anda o seu trabalho? Você é funcionária de alguma empresa, ONG, escola, hospital…? É servidora pública? Ou é dona do próprio negócio? Trabalha como autônoma? Puxa, realmente o mundo do trabalho nos permite muitas opções!
E não há certo e errado, ou regra igual que valha pra todas as pessoas, pois cada pessoa é única, com seus talentos, potenciais e dificuldades. Temos também nossas preferências de estilo de trabalho. O importante é não criarmos generalizações em nossa cabeça (de algo que ouvimos ou lemos por aí que é “bom ou ruim” e nem sempre se aplica a todos) e decidir apenas com base nisso. As generalizações podem nos bloquear.
Para escolher um trabalho, precisamos avaliar o contexto, do país, da cidade, do mercado, como também o mais próximo. Se serei mãe pela primeira vez (e isso envolve muitas mudanças na vida de uma mulher), preciso pensar com o dobro de atenção do que se eu for solteira, pois um novo ser dependerá de mim. Se sou recém-saída dos estudos ou já formada há um tempo, com ou sem experiência naquela área, com familiares que dependem da minha remuneração ou se apenas preciso manter a mim mesma… Enfim, várias combinações possíveis. E com isso, vamos colocando os fatores na mesa, tornando claras as circunstâncias externas e as internas, que sempre precisam ser analisadas.
O que não puder ser atendido em uma fase não significa desistir ou deixar o sonho para trás. Significa apenas aguardar, ter paciência, fazer um plano para um prazo mais longo e buscar os melhores meios de realizá-lo mais adiante. Se quero empreender, por exemplo, e no momento algumas condições da minha vida não me permitem, posso ir planejando com mais detalhes, pesquisando, poupando recursos, mantendo a chama acesa de outro modo (podem ser feitos desenhos do futuro, colagem com fotografias das cenas que me motivam, textos, poemas, etc.).
No trabalho, é importante sempre nos conectarmos com o que a “voz do coração” nos diz. Além da parte bem concreta, da análise dos fatores, a nossa própria sabedoria com certeza nos dá pistas dos nossos caminhos, sejam os atuais ou os futuros!