As charmosas gêmeas Bianca e Beatriz, de 19 anos, são mineiras e cursaram o primeiro ano da faculdade de Educação Física. Além da profissão, ambas compartilham do mesmo sonho: serem moradoras da famosa mansão da revista Playboy, localizada em Los Angels (EUA). Inspiradas pela serie Garotas da mansão da Playboy (exibida pela FOX Filmes), as irmãs aspiram viver na casa mais desejada do planeta. Sobre dividir o mesmo homem, no caso de Hugh Hefner, fundador da revista, elas declaram, numa ousada irreverência: “Todos os homens têm fetiche com gêmeas indênticas. Nós temos o fetiche de sempre dividirmos o mesmo homem”.
Da Redação

continua após a publicidade

Ícone da moda

De órfã, humilde costureira e rebelde que foge às tradições de sua época para grande estrela da moda mundial em todos os tempos. Essa é a trajetória da jovem Gabrielle, contada no filme Coco antes de Chanel. O filme de Anne Fontaine, estrelado por Audrey Tautou, mostra a difícil infância da estilista francesa, deixada com a irmã num orfanato e com esperança de reencontrar o pai – que jamais iria buscá-las. Foi artista de cabaré e uma costureira simples até receber o apoio de um protetor. Tornou-se uma mulher rebelde que não se importava com as convenções da sociedade de sua época e preferia usar roupas masculinas, mesmo que fosse estigmatizada em público. Segura de suas vontades e desafiando padrões, tornou-se a lendária estilista de alta-costura responsável por personificar o estilo da mulher moderna, representando não somente uma profissional de sucesso, mas um ícone de estilo e liberdade reconhecida mundialmente. O filme, que chega aos cinemas do Brasil no dia 30, tem exibição exclusiva, hoje, em Curitiba, para convidados do Shopping Mueller, da Bergerson e da Capodarte.
Da Redação

Mudando o mundo

Reconhecer e divulgar o trabalho de pessoas comprometidas com a transformação social e incentivar a prática do voluntariado. Este é o objetivo do Prêmio Voluntariado Transformador, que é concedido pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) e está com inscrições abertas até amanhã, através do site.

O prêmio foi realizado pela primeira vez no ano passado e tem oito categorias, relacionadas aos oito objetivos do milênio. Estes são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. “Queremos valorizar pessoas que estão ajudando a transformar o mundo e fazer com que elas sirvam de exemplo a outras que queiram se tornar voluntárias. Para a escolha dos vencedores, será formada uma comissão julgadora, composta por representantes de outras entidades do terceiro setor e de empresas”, diz o analista de projetos do CAV, organização não-governamental criada há onze anos, Thiago Baise.

continua após a publicidade

Atualmente, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 7% da população brasileira é voluntária. Em Curitiba, o CAV promove palestras semanais gratuitas para pessoas que querem desenvolver trabalhos voluntários. Elas acontecem todas as segundas-feiras – na Biblioteca Pública ou na rua Ébano Pereira, 359. “Participam das palestras cerca de trinta pessoas por semana. Todos podem ser voluntários, independente de idade e profissão. O voluntariado pode ser desenvolvido em diversas áreas. Nas palestras, ajudamos as pessoas a definirem com o que gostam e desejam trabalhar. A programação dos encontros pode ser acessada através do site www.acaovoluntaria.org.br”, explica Thiago. Os finalistas do prêmio serão conhecidos no dia 10 de novembro., Já os vencedores serão anunciados no dia 24 de novembro, em evento que também irá comemorar o Dia Internacional do Voluntário, no Teatro Positivo -Grande Auditório.
Cintia Végas