Duelo de bamba

No Rio é quase um esporte julgar a safra dos sambas de enredo e tentar adivinhar quem chegará ao desfile bem servido neste quesito. O CD com a trilha do Carnaval 2011 é o primeiro parâmetro, pois a gravação é feita logo depois da escolha das músicas pelas escolas. Ele já está à venda por R$ 27. E nessa disputa Beija-Flor e Mangueira travam um duelo particular. As duas escolas são as maiores vencedoras na categoria Samba do Ano. Cada uma venceu três vezes nos treze anos do prêmio. E o desempate pode sair este ano.

Um dos trunfos de cada agremiação é o talento de seus grandes intérpretes, Luizito (Mangueira) e Neguinho da Beija-Flor. Sacudir o público na Sapucaí é o principal objetivo dos puxadores.

Como o Tamborim de Ouro é escolhido por voto popular, Luizito e Neguinho tomam a reação do público da dispersão como termômetro do sucesso. Ambos ainda concorrem no quesito “A Voz da Avenida’, no qual Neguinho leva ampla vantagem sobre Luizito: quatro prêmios contra um. “Estou na frente porque tenho mais tempo de Sambódromo. Espero acertar mais uma vez e fazer o melhor para a minha escola. Costumo dizer que vencer o Tamborim de Ouro é verdadeira consagração”, festeja Neguinho.

Para Luizito, melhor do que a conquista individual é faturar o prêmio coletivo. “Acho que a Mangueira tem o melhor samba entre todas as escolas do Grupo Especial. Penso sempre em agradar aos torcedores da escola, que considero como se fosse o Flamengo do samba”, analisa.

Enredos

Os sambas tem mais em comum para apimentar a batalha. Ambas as escolas fazem homenagens nos enredos deste ano. A Mangueira lembra os 100 anos de nascimento de Nelson Cavaquinho. O samba tem pegada tradicional, com melodia forte e letra poética, com o homenageado narrando em 1ª pessoa: “Quis o Criador me abençoar, fazer de mim um menestrel…”.

Com “A Simplicidade de um Rei”, a Beija-Flor exalta os 70 anos de Roberto Carlos. A letra conta a vida dele sem recorrer à manjada colagem de nomes de canções.

Os sambas de outras quatro escolas têm fôlego para agradar. “O Salgueiro apresenta: O Rio no Cinema” tem letra criativa, apoiada em melodia cadenciada e agradável. Foge ao padrão consagrado pelo hino de 1993, Peguei um Ita no Norte, último sucesso nacional do gênero.

A Vila Isabel canta sobre cabelo. Das perucas egípcias às da realeza francesa. O que embaraçou um pouco foi o ritmo acelerado demais. Com uma canção sobre genética, a Imperatriz adverte: sambar faz bem à saúde. É divertido ouvir algo como “Se alguém me decifrar, é verde e branco meu DNA’. Vale lembrar que desfile não é show musical. Samba e bateria são fundamentais, mas lá na hora grandes sambas já fracassaram e composições pouco inspiradas empolgaram até turistas estrangeiros nas arquibancadas. Aí está a graça.

Animação

Com pouco mais de uma hora de atraso na programação de ontem, Ivete Sangalo estreou no Carnaval de Salvador 2011. E cumprindo a promessa de vestir branco, a cantora entrou no circuito Barra Ondina com um maiô branco cheio de plumas.

Em cima do trio, Ivete disse que se vestia para a festa “que é o Carnaval da Bahia”. Além disso, ainda brincou com o público, perguntando se a folia já tinha começado e ironizou o evento. “Eu vim para a festinha que é o carnaval da Bahia”, afirmou, em tom de brincadeira com o tamanho da folia baiana.

Ivete comentou seu figurino, anunciado horas antes no Twitter. “Vim seminua, linda, com todo o poder interno”.

Em sua apresentação, Ivete primeiro incendiou o público com Acelera, Aê. Na sequência, convocou os foliões com um “vamos arrasar” e com mais um de seus sucessos, Cadê Dalila?.

De bom humor, posou para os fotógrafos e mostrou seu maiô. “Quero aparecer nas capas das revistas, linda”, brincou a cantora.

Paródia

Geisy Arru,da pediu emprego a Gugu e ganhou um papel, como ela mesma, na “Escolinha do Barulho”, da Record. No humorístico, que estreará em maio, ela será uma aluna que a cada semana surge com um vestido sensual diferente. O bordão de Geisy será: “Repito de ano, mas não repito de roupa”.

Passarela

O diretor da maison Christian Dior, Sidney Toledano, apresentou ontem a coleção de John Galliano nas passarelas de Paris com duras críticas às “declarações infelizes” do estilista, que foi demitido do grupo por antissemitismo.

“O que aconteceu na última semana foi uma provação terrível e dolorosa para todos nós”, disse Toledano antes do início do desfile, montado para a Semana de Moda de Paris. Sem estilista não houve aplauso no final.

Galliano, diretor artístico da Dior, em estado de embriaguês, proferiu ofensas raciais e antissemitas. Ele nega os fatos e entrou com uma queixa por difamação, apresentando desculpas na quarta-feira.

Acordo

A roqueira Courtey Love (foto) aceitou pagar US$ 430 mil para resolver uma disputa legal com uma estilista, a quem havia difamado no Twitter.

Numa batalha jurídica incomum na qual o site de microblogs estava envolvido, Love divulgará um comunicado no qual se desculpará por ter chamado Dawn Simorangkir de “puta” e “mentirosa”, disse o advogado da estilista Bryan J. Freedman.

A disputa seria resolvida nos tribunais, mas as audiências foram adiadas repetidamente e ontem foi anunciado o acordo extrajudicial.

Enredo

A presença de Xuxa na Sapucaí durante os desfiles das escolas mirins do Rio de Janeiro, ontem à noite, deixou as crianças que desfilavam enlouquecidas. Simpática, a apresentadora tirou fotos com seus baixinhos e agradeceu aos gritos de “você é linda” e “eu te amo”, e fez várias vezes um coração com as mãos deixando à mostra a tatuagem que ostenta no pulso esquerdo com o nome da filha Sasha.

Xuxa esteve acompanhando a remontagem que escola Inocentes da Caprichosos fez em homenagem a apresentadora.

Líder

Rodrigão (foto) conquistou a liderança do ‘Big Brother Brasil’ ontem, numa prova de resistência que durou mais de nove horas. É a primeira liderança do maringaense.
Spa

Leo Jaime vai ser um dos apresentadores de “Spa para casais”, que vai estrear no GNT no meio do ano. O programa reunirá cinco casais que irão juntos para um spa repensar a relação. Leo fará par com uma moça, ainda não escolhida.

Consagração

A novela “Passione” já saiu do ar há mais de um mês mas Gabriela Duarte ainda colhe os louros por Jéssica, seu personagem. A atriz foi eleita pela revista “Criativa” como o grande destaque da TV em 2010. O júri, que vai premiar mulheres em outras seis categorias, foi composto por consultores em televisão, moda, cinema, artes plásticas, esporte e música.

Irene Ravache, que contracenou com Gabriela na novela, escreveu um texto em homenagem à atriz que será publicado na próxima edição da revista. Na mensagem, ela diz que não consegue imaginar outra pessoa no papel de Jéssica senão Gabriela.

“Era uma personagem politicamente incorreta, que tinha fases despudoradas, usava roupas provocantes. Em nenhum momento a Jéssica perdeu a elegância, e isso é trunfo da Gabriela”, elogia Irene.

Nas outras categorias, as eleitas foram a modelo Gisele Bündchen (moda), a cantora e compositora Tulipa Ruiz (música), a diretora e roteirista Laís Bodansky (cinema), a atleta Fabiana Murer (esporte), e, a artista Cinthia Marcelle (artes plásticas). A apresentadora Hebe Camargo, por sua trajetória, foi escolhida musa da premiação.

Ao vivo

O camarote Cerveja & Cia., em Salvador já está contando os dias para a grande festa e uma das novidades do espaço da cantora Ivete Sangalo é a transmissão ao vivo, já que o Google decidiu expandir a parceria com o YouTube e vai mostrar por meio de 10 câmeras o que está acontecendo por todo o espaço nos seis dias de festa.

Vale lembrar que, agora, o camarote passa a contar com a sacada YouTube, que terá presença de Thierry Figueira, Erika Mader, Paula Fernandes, Emanuelle Araujo, Toni Garrido, entre outros.

Teste

O processo de escolha do novo integrante do “CQC” (Band) está adiantado. Marcelo Tas analisa três nomes para decidir quem entrará na atração. “Ele não tem de ser comediante. Pode até ser um advogado”, diz Tas. A única exigência é que seja poliglota, para poder fazer matérias fora do Brasil.

Agenda

No elenco de “Bruna Surfistinha”, Fabiula Nascimento tem um 2011 movimentado pela frente. A atriz curitibana aparecerá, ainda, nos longas “Não se pode viver sem amor”, em maio; “Cilada.com”, em agosto; e “Dores de amores”, também no segundo semestre. Na TV, ela estará em “Junto & misturado” e “Força tarefa”, ambas da Globo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna