Joana Mocarzel, a Clarinha de Páginas da Vida, é a estrela do documentário Do luto à luta, em cartaz nos cinemas de Curitiba. Portadora da má-formação genética chamada de Síndrome de Down, a artista-mirim fez testes de seleção para ganhar o papel em que será objeto de disputa entre a mãe adotiva e o pai biológico.
Já para o filme, ela não enfrentou concorrência: a produção é do pai da garota, o jornalista Evaldo Mocarzel, que quer distribuir o trabalho em hospitais, maternidades e instituições de apoio a crianças especiais para ajudar a reduzir o impacto que a notícia de um bebê com o problema causa sobre os pais.
Baseado em depoimentos de pessoas que viveram esse impacto, Do luto à luta mostra o empenho de pais que buscam condições para os filhos com a síndrome terem uma vida normal.
A mãe verdadeira de Joana, Letícia Santos, diz que a briga por espaço nas escolas regulares é importante, como mostra atualmente na novela global das nove a personagem Helena, de Regina Duarte.
Na vida real, a garota estuda na mesma escola dos irmãos, Laura, de 10 anos, e Mateus, de 4 anos, que não têm o problema genético, e com os quais ela forma o que Letícia chama de a turma do barulho.
Por conta da novela, a menina concilia os estudos em São Paulo com as gravações nos estúdios da Globo no Rio de Janeiro. Como a personagem, faz fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.
Mimada com beijos e biscoitos pelos colegas e jornalistas, nos bastidores da Globo Joana Mocarzel também brinca com Gabriel Kaufman, o ator-mirim que faz o papel de seu irmão gêmeo, Francisco.
?O preconceito existe. A novela tem alcance enorme e está despertando um olhar diferente nas pessoas.
Se antes fingiam não ver a Joana na rua, talvez por ficarem sem graça, agora a chamam de Clarinha, brincam.
É preciso mudar o olhar piedoso para o olhar generoso?, declara a mãe da atriz.
Quero mais!
Outro integrante do elenco de Páginas da Vida que quer mais do que já tem é Rafael Almeida, que faz o papel do pianista Luciano. Cantor e guitarrista, ele toca desde os seis anos e quer gravar um CD de músicas pop e românticas. ?Quero ser um ator que canta e dança?, disse ele em entrevista à Smack.
Aos 17 anos, Rafael arranca suspiros das meninas, está nas capas das revistas para adolescentes e faturando com a participação em eventos. Irmão da cantora Tânia Mara, noiva do diretor da novela, Jaime Monjardim, ele conta que também fez teste para conquistar o papel de namorado da bailarina da trama.
?Quando me convidaram para fazer o teste me perguntaram se eu tocava piano. Eu respondi que tocava, mas era guitarrista, tocava violão e só tocava o piano popular. Não tinha nada de música erudita até então?, diz o ator, que precisou praticar o erudito Minueto de Bach durante vários dias para fazer bonito no teste.
International
A Globo concorre ao Oscar da TV internacional em três categorias, conforme anunciou ontem a Academia de Artes e Ciências da Televisão. Além disso, duas queridas da emissora, as Fernandas Montenegro e Torres, estão em alta nos cinemas americanos.
As Fernandas estrelam o filme Casa de areia, do genro e marido Andrucha Waddington. Ele estreou em cinco cinemas de Nova York e Los Angeles e já está em 24 salas, com faturamento 50% maior do que o atingido na exibição no Brasil.
Na disputa pelo Emmy, Sinhá Moça, novelinha das seis que termina esta semana, está na categoria séries dramáticas. Big Brother Brasil 6 disputa o troféu de melhor programa não-roteirizado, e Os amadores, o de melhor comédia. Ao todo, são 36 indicações em nove categorias.
Dália negra
No filme Dália negra, em cartaz nos cinemas de Curitiba, a loura Scarlett Johansson contracena com o namorado, Josh Hartnett, ex de Gisele Bündchen. Conheceu o rapaz durante as filmagens e mora com ele em Nova York. Completando 22 anos em novembro, desde 98 a atriz é reconhecida pelos críticos e colegas de Hollywood como uma revelação com potencial para megastar. Nas listas das mais sexy das publicações de celebridades, foi indicada três vezes para o Globo de Ouro.
Não venceu, mas se tornou a estrela da vez com as performances da seqüência Garota com brinco de pérola, Encontros e desencontros, e Match Point, pelo qual ganhou uma coleção de elogios do diretor que a escolheu para a trama, ninguém menos que Woody Allen.
Depois de atuar com Bill Murray em Encontros e Desencontros, Scarlett revelou que se relacionava com um homem mais velho e não conseguia se imaginar namorando ninguém com menos de 30 anos. Logo em seguida, fisgou Benício Del Toro, 17 anos mais velho que ela, mas o atual felizardo tem só 28 primaveras.
Scarlett Johansson é filha de um arquiteto nascido na Dinamarca. Sua mãe e empresária é descendente de poloneses. A atriz tem três irmãos, dos quais um é gêmeo dela: Hunter é três minutos mais novo. A irmã Vanessa também é atriz.
Crescidos
Os meninos da série Harry Potter cresceram. As primeiras fotos do quinto filme, que tem abordagem infantil e fãs adultos no mundo todo, mostram a turminha da bruxaria do bem pra lá de adolescente.
Harry, de Daniel Radcliffe, que está com 17 anos, e Hermione, de Ema Watson, que tem 16 anos. A nova trama, Harry Potter e a Ordem da Fênix, chega aos cinemas em 2007, mas o esforço de divulgação começou faz tempo. As revistas com notícias sobre ele contam, por exemplo, que Daniel tem um ótimo gosto musical, que inclui U2, The Clash e Sex Pistols.