Direto da França

Um dos eventos da programação oficial do Ano da França no Brasil, a exposição de fotos de Robert Doisneau – A Renault de Doisneau – estreia amanhã na Casa Andrade Muricy, em Curitiba. A exposição permanece aberta ao público, com entrada franca, até 14 de junho.

A mostra tem 106 fotografias. Entre 1934 e 1939, como funcionário, Doisneau registrou operários, linhas de produção, prédios de unidades fabris e, principalmente, do crescente papel do automóvel na sociedade pós-guerra. Desta coleção, figuram imagens que fazem a ponte entre arte e indústria e da relação do homem com o trabalho e seu ambiente. Na segunda fase, quando voltou à fábrica já como fotógrafo consagrado, Doisneau produziu fotos publicitárias.

“O impacto de suas imagens é causado por uma combinação perfeita entre preparação e construção meticulosa da imagem, um imenso carinho pelos temas e uma grande, porém discreta, liberdade de tratamento”, afirma Ann Hindry, membro da seção francesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, curadora da coleção de Arte da Renault e da exposição no Brasil.

O fotógrafo

A fotografia mais conhecida de Robert Doisneau, O beijo do Hotel de Ville, é de 1950 e retrata um casal de jovens amantes beijando-se em Paris, indiferentes ao que os rodeia. É um ícone da fotografia mundial.

Bon vivant

Desde que chegou aqui, há 30 anos, o bonitão francês Olivier Anquier – que planejava apenas passar um mês de férias, mas apaixonou-se pelo país – já foi top model (nos primeiros dez anos de Brasil) e dono de restaurantes, em Jericoacoara (CE) e Florianópolis. Mas ganhou fama mesmo como padeiro, em São Paulo, ao abrir a boulangerie Pain de France, em 1995 (que funcionou até 97, quando passou a fabricar pães só para supermercados), e a Anquier, em 2003, mix de padaria e loja, que vendia produtos com sua própria marca (e cerrou as portas em 2005).

Os pães o tornaram uma espécie de showman: comandou programas de culinária na TV (na Record, Globo e GNT, e negocia sua volta às telas ainda este ano), publicou quatro livros, faz as vezes de ator na peça Olivier, fusca e fogão, é consultor gastronômico, dá palestras e ainda mantém o Programa do Olivier em seu site. Enfim, um homem plural.

Naturalizado brasileiro, o parisiense da gema carrega a França no sotaque e na forma de se relacionar com o tempo e com a vida. “Adaptei ao meu jeito, mas conservei o conceito”, define o cozinheiro que se prepara para abrir um bistrô em São Paulo. A inauguração é mês que vem, para coincidir com os festejos do ano da França no Brasil.

Troca

O cantor Latino não aceitou convite para entrar na fazenda das celebridades, o novo reality show da Record, mas sugeriu à noiva, Mirella Santos, para ocupar sua vaga. A emissora não disse se aceitou a troca do cantor pela dançarina mas, até agora, o casting do programa não está fechado. Dos 14 famosos que devem ficar confinados numa fazenda em Itu, só o ator Dado Dolabella aceitou participar. O DJ Zé Pedro e a cantora Preta Gil  recusaram o cachê de R$ 60 mil. O prêmio para o vencedor será de R$ 1 milhão.

Rápidas

* Sonia Braga e Selton Mello (foto) serão Paquita e Marquês de Navas em Lope, título provisório do longa-metragem de Andrucha Waddington (Casa de Areia), que começa a ser rodado hoje, na Espanha e no Marrocos, e conta a história do poeta espanhol Lope de Vega.

* O grupo KLB é o novo contratado da Record. O trio deve estrear no segundo semestre um programa de variedades, aos sábados. O empenho com o novo projeto é tanto q,ue, depois de 18 anos de estrada com a dupla Zezé di Camargo e Luciano, o empresário Franco Scornavacca – pai do trio – deixou a dupla para se dedicar só a Kiko, Leandro e Bruno.

* Zeca Pagodinho fará festa para 500 pessoas, hoje, na gravadora Universal, no Rio, para comemorar o Dia de São Jorge. É feriado no Rio.

* Carlos Alberto de Nóbrega, 73 anos, está separado novamente de Andrea, de 43, com quem ficou casado por 18 anos. Eles voltaram no ano passado, mas não deu certo. Amigos dizem que a nova separação não foi amigável.

* Manoel Carlos vai colocar Lolita Rodrigues, que fez 80 anos, em sua próxima novela, Viver a vida. Ela será a mãe do protagonista, interpretado por José Mayer.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna