Que homens são de Marte e mulheres são de Vênus, ou pelo menos de planetas bem distintos, todo mundo já se convenceu. Tanto que um livro com este título se tornou best seller e encheu os bolsos de seu autor, o britânico
John Gray. Propostas similares nesta linha apareceram aos montes nas prateleiras das livrarias nos últimos anos, com o objetivo de aproveitar a falha de comunicação entre homens e mulheres. Também não faltam sites, consultores e especialistas em geral para orientar esses confusos seres na arte do relacionamento afetivo. No próximo sábado, dia 24, por exemplo, será realizado, em Curitiba, um workshop sobre atração feminina para mulheres.
O curso, ministrado pelo psicólogo Gustavo Strobel -que trouxe o Mystery Method para o Brasil e desenvolveu vários estudos sobre o comportamento masculino e feminino -, vai abordar desde a diferença entre atração, química e amor, até como detectar homens manipuladores e porque algumas mulheres são atraídas por homens canalhas.
Com sua experiência clínica aliada ao que descobriu a partir do Mystery Method – um estudo norte-americano sobre o que as mulheres buscam em um homem -, Gustavo diz que percebe que o grande problema hoje não é necessariamente a ?falta de homem no mercado?, mas sim a carência de ?homens de qualidade?. ?Quando um cara está interessado de verdade, ele jamais fica três dias sem ligar para a mulher?, comenta o psicólogo.
O primeiro passo para investir em um relacionamento, segundo ele, é elevar a auto-estima. ?Quando a mulher tem a auto-estima elevada, ela se torna altamente sedutora, mesmo que não seja linda e nem tenha um corpo escultural?, afirma. Mas não adianta fazer curso, ler todos os livros de auto-ajuda e se trancar em casa, achando que o ?príncipe encantado? vai bater na porta. Isso não significa sair à caça, desesperada. ?Na balada, as pessoas vão para ficar. O ideal, é freqüentar lugares onde as pessoas possam se conhecer?, salienta o psicólogo.
O jornalista Marcelo Puglia, autor de vários livros sobre relacionamentos, entre eles o lançamento Manual de instruções dos homens Como entender o complicado universo masculino, também não acredita muito no futuro dos romances que surgem na noite, mas ressalta que existem exceções. Entretanto, para paquerar, é um território fértil. ?Mas, é bom lembrar que para uma mulher, uma paquera bem sucedida resulta em namoro. Para o homem, acaba no motel?, destaca.
Manual do inimigo
Serviço:
Workshop Atração feminina para mulheres: Informações pelo telefone (41) 3363-5501, no Centro de Convivência da Linguagem BMA.
Manual de instruções dos homens, como entender o complicado universo masculino, de Marcelo Puglia, Editora Matrix, R$ 29,90.
Site do autor: www.marcelo escritor.com.br
Rebolado feminino garante relacionamentos
Cientistas da Universidade de Nova York afirmaram ter descoberto o segredo do que atrai os homens a uma mulher: a forma de andar. Há muito tempo acredita-se que o corpo no formato de violão seja o ideal para uma mulher que quer atrair olhares, mas para isso realmente acontecer, ela tem que se mover de um jeito feminino, balançando os quadris.
O artigo, publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, também reconheceu o andar de homens mais atraente para as mulheres: balançando os ombros.
A proporção entre cintura e quadris há muito é tida como determinante na percepção ocidental de atração. Cintura pequena e quadris amplos fazem a combinação considerada ideal.
A atriz Marilyn Monroe e agora as cantoras Beyoncé e Jennifer Lopez são exemplos famosos de mulheres com este formato de corpo. Sua popularidade pode se dever a imagens nos meios de comunicação ou ao fato de mulheres ocidentais não precisarem ter corpos fortes e musculosos para realizar trabalhos manuais, diferentemente de mulheres de países em desenvolvimento. Mas a pesquisa dos EUA indica que elas nunca conseguiriam o status de símbolo sexual se não caminhassem da forma certa.
Agências