Segundo Albert Einstein, o tempo – como a gente conhece, dividido em horas – não existe. É uma invenção humana, necessária para a vida em sociedade. Por isso as formas para contar o tempo variam, mas a história recente mostra que as folhinhas de hoje estão bem mais bonitas e não se preocupam em apenas dividir o ano, marcar as estações ou indicar os dias santos e feriados.
Depois que deixaram o “passado casto” e sem graça (de simples quadradinhos) para ganhar a companhia de belas damas e ilustrar as borracharias na década de 60, os calendários nunca mais foram os mesmos. E, de parede em parede, ele agora é supervalorizado. Virou item fashion, cultuado por artistas e celebridades que não só competem por um exemplar -como o da Pirelli, exclusivíssimo e cheio de mulher bonita – como também para estampar suas folhinhas.
E se o hobby é colecionar vá a luta porque essa é a época deles. Há para todos os gostos. O da Pirelli, com as musas clicadas seminuas na África (acima), é artigo caro e só pode ser comprado de algum felizardo vip, que o recebeu de presente. A estrela da edição 2009 é a curitibana Isabeli Fontana.
Mas existem muitas outras opções. Dá pra escolher entre musas do cinema pornô, artistas contra aids e até gente que se comprometeu com o celibato. Isso pra ficar só com o de pessoas.
Causa nobre
Giovanna Antonelli encarna um anjo no Calendário Cabeleireiros contra Aids, com renda revertida para a sociedade Viva Cazuza. Carmo Dalla Vecchia, Isis Valverde, Sabrina Sato e Cristiane também participam da inciativa, para conscientizar as pessoas sobre os meios de prevenção à aids.
A cada mês, um texto acompanha a foto. No mês de Giovanna – maio – é: “Ajude a preservar os direitos do trabalhador com HIV. Quem vive com o HIV tem o direito de manter em sigilo a sua condição sorológica no ambiente de trabalho, assim como em exames admissionais, periódicos ou demissionais. O viver com HIV/aids jamais pode ser motivo para demissão.”
Os calendários podem ser comprados em salões de beleza. Informações, pelo telefone 0800-701-7237.
Made in Brazil
Carol Trentini, Isabeli Fontana, Jeísa Chiminazzo, Raica, Gisele Bündchen, Marcelle Bittar, Shirley Mallmann, Luciana Curtis, Jéssica Pauletto e Camila Finn são algumas das estrelas do calendário e do longa-metragem dirigido por Richard Luiz, que registrou depoimentos das modelos e foi atrás da história de várias delas. Tudo para a semana de moda mais importante do país, a São Paulo Fashion Week, que lançará a folhinha com 25 das principais tops do País.
As fotos, em discreto preto-e-branco, mostram as modelos seminuas. O calendário será mostrado na próxima temporada de verão da SPFW, entre 12 e 18 de julho, e será vendido em livrarias. O filme passará no canal a cabo GNT antes de ser lançado para venda em DVD, em novembro.
Abençoados
Nem só de gente seminua sobrevivem as folhinhas. Em Roma, doze padres posaram para um calendário há cerca de cinco anos e é reeditado ano a ano graças ao sucesso entre os turistas. Ele é vendido pela internet e em bancas de jornais próximas à Praça São Pedro. Todos, bem vestidos e retratados em preto e branco, mas nada de religiosos idosos ou fora de forma.
O Vaticano afirma que o calendário não é oficial: pertence ao fotógrafo italiano Piero Pazzi. A publicação se propõe a ser um instrumento informativo para o turista que visita Roma, oferecendo informações completas – no verso de cada folha – sobre o Vaticano. O fato é que só no ano passado 40 mil exemplares se esgotaram rapidamente. Quer espiar as fotos? Dê uma olhadinha no site calendarioromano.co.uk. Tem gente sonhando com o dia em as freiras irão posar… tudo pra inspirar as orações, claro!
Chris Beller
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* A apresentadora mirim Maísa, estrela do SBT, acaba de assinar con,trato com a Hypermarcas e estrela a próxima campanha da marca Assolan.
* Para reforçar a idéia de frescor e brilho do verão a Datelli colocou a top Fernanda Motta (foto) num aquário de 16 metros quadrados, feito de vidros blindados. A marca aposta nos tons vivos: roxo, laranja, vermelho e verde. Os modelos são confeccionados em verniz, camurça e em couros lisos ou texturizados. Mas há ainda a presença de materiais sustentáveis, como o neoprene e os tecidos pet e termodinâmicos.
* Já é inverno para a grife Carmen Steffens, que levou Caroline Bittencourt para Campos do Jordão, em São Paulo, e fotografou a nova coleção. A modelo substitui a Miss Brasil 2007 Natália Guimarães, que estrelou a última campanha da marca.
* Seguindo a tendência das celebridades de todo o mundo, que aproveitam a fama para lançar grifes com seu nome, Sabrina Sato apresenta sua marca de jeans.
A repórter do programa Pânico na TV!, além de proprietária, é (como o esperado) a garota-propaganda do catálogo que marca a estréia fashion. A Sabrina Sato Jeans Wear é resultado de uma parceria das empresas Smart Marcas e a Aspen Jeans.
* Caco Ciocler, Didi Wagner, Murilo Benício e Paola Oliveira estrelam a campanha publicitária de Natal da Hering que, como sempre, defende a causa O Câncer de Mama no alvo da moda.