Deboche

“Ai, como eu tô bandida”. O bordão da transformista Valéria Vasques, no Zorra total, da Globo, caiu no gosto popular e alçou seu autor – o ator Rodrigo Sant’Anna – de coadjuvante a protagonista de um quadro no humorístico. Até dois meses atrás ele era apenas o pagodeiro romântico e brega Admilson, parceiro de Lady Kate. Mas foi só virar Valéria que virou a personagem cômica do ano.

“Ser chamado de Valéria na rua é constrangedor…”, diz Sant’Anna, que não consegue se desvenciliar do personagem. Nem na rua, nem no palco. Anteontem, ele foi como convidado do programa Amor e sexo, mas não escapou do assédio e atendeu o pedido da plateia de Fernanda Lima (com ele na foto) para falar o bordão.

Importada

No Zorra, a personagem, que contracena com a saco de pancadas Janete (Thalita Carauta), estreou no final de maio no quadro “Metrô Zorra Total”. Desde então, triplicou seu tempo de duração, ficando até 15 minutos no ar.

Os dois atores se conhecem há mais de uma década e estão juntos no espetáculo teatral Os suburbanos, criado por Sant’Anna. Valéria foi importada do teatro, aliás, e seu o bordão inicial era “Ai, como eu tô piranha”. “Foi uma questão de sorte, caí no gosto do público com um personagem que já dava certo e que foi para a TV com a mesma qualidade”, diz o ator, que confessa não se sentir confortável com o sucesso da personagem. “Já fico tão angustiado com o próximo [personagem] que precisarei ter que eu não curto a fama”, afirma.

Em tempos em que humoristas pregam o humor “inteligente, do mal e do desconforto”, Sant’Anna foge desse discurso com um estilo cômico inspirado no suburbano carioca. “Meu humor é bastante popular. Tenho essa característica do suburbano, da espontaneidade, de falar o que dá na telha. É algo claramente tirado da minha vida”, afirma o comediante, que cresceu no Morro dos Macacos, no Rio.

Preconceito

Ciente da patrulha do politicamente correto, Sant’Anna sabe que nunca antes os humoristas estiveram tanto na linha de tiro. “Os preconceitos hoje são mais questionados. Eu acho bacana você se policiar”, diz o ator, que assim que se (trans)veste de Valéria encarna uma desbocada e preconceituosa faxineira. Janete é a única pessoa que conhece o passado (leia-se: Valdemar) da faxineira e busca uma aproximação a cada encontro no metrô carioca.

As investidas não dão certo, e Valéria afasta a conhecida com uma metralhadora verbal de ofensas. “O humor das duas é bem cênico, às vezes pego muito pesado, é quase uma crueldade o que faço em cena, mas o que fazemos é um deboche da realidade. O cuidado [para não ofender] tem de existir em qualquer quesito”.

Audiência

Valéria e Janete têm ajudado a audiência do Zorra total nas noites de sábado. Na internet, há paródias como o funk “Ai, como eu tô bandida”, e expressões como “tá no cutuque” ganharam as ruas. Na comunidade gay as personagens também são ídolos e duas drag queens chegaram a realizar na boate gay paulistana Blue Space um breve show inspirado na dupla da TV.

“Comédia é bem aceita em qualquer lugar”, afirma o ator. “Quando você está se divertindo, o público percebe e ri junto. É isso”, termina, revelando a receita para “estar no cutuque”.

Bate e volta

O Brasil Urgente, da Band, deverá ter de volta, talvez a partir de segunda-feira, seu mais polêmico apresentador, José Luiz Datena, 53 anos. Ele quer sair da Record, onde está há menos de dois meses, alegando que anda sendo “censurado”, por ter que pedir permissão para tudo, muito diferente da liberdade que tinha na Band.

Desde que saiu da Band, o Brasil Urgente despencou a audiência, o que estaria fazendo com que diretores da emissora insistissem no retorno do apresentador. Ainda não se sabe como fic,a a multa contratual que Datena terá que pagar à Record.

Esperto

Falando em multa, há quem diga que esta manobra de retorno de Datena à Band foi um golpe de mestre, para ele se livrar de outras multas contratuais. Em 2002, Datena já tinha rompido outro contrato com a Record, e deveria pagar R$ 15 milhões de multa. Recorreu à Justiça e perdeu em todas as instâncias. Quando ele voltou à Record, há dois meses, a multa foi perdoada integralmente pela emissora, num acordo selado em cartório na semana passada. Neste acordo não foi incluída nenhuma cláusula, que especificasse se a multa voltaria a valer, caso Datena rompesse novamente com a emissora. E neste novo rompimento, se o apresentador alegar à Justiça a “censura”, poderá se livrar facilmente da nova multa.

Outra manobra que está sendo considerada esperteza do âncora é que, como a Band está de braços abertos para recebê-lo de volta, também está disposta a perdoar a multa do rompimento do contrato ocorrido há dois meses, bem como a pagar uma dívida que Datena tem com a Rede TV!, estimada em R$ 6 milhões.

Homenagem

A cantora Gal Costa será homenageada pela Academia Latina das Artes e Ciências da Gravação em uma cerimônia no Hotel Four Seasons, dia 9 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A baiana receberá o Prêmio à Excelência Musical no Grammy Latino 2011, pelo trabalho realizado.

A artista está há cinco anos sem lançar nenhum trabalho novo, entretanto, Gal acaba de sair de um estúdio baiano em que gravou 12 canções de Caetano Veloso. As composições foram feitas especialmente para este novo trabalho da cantora que deve chegar às lojas em dezembro.

Casamento

Zara Phillips, neta da rainha Elizabeth 2ª e conhecida por suas belas apresentações equestres, será a protagonista de mais um casamento real no Reino Unido hoje.

Ela vai se casar com outro esportista, o jogador de rúgbi Mike Tindall.

Metralhadora

Na noite em que Renata Banhara (foto) pegou o caminho da cidade, a roça de “A Fazenda 4” deu o que falar entre os peões que foram dormir de cabeça quente, no reality da Record. A peoa Monique Evans roubou as atenções anteontem. Durante a definição da Roça, Gui Pádua afirmou para Britto Jr. que uma das coisas que mais o irritou nesta primeira semana foi a voz de Monique Evans, que fala sem parar o dia todo. A peoa ficou sabendo da reclamação, mas não descobriu quem foi o autor da frase. Para tirar satisfações, Monique resolveu fazer um discurso para todos os peões.

“Olha, o negócio é o seguinte. Se tem alguém aqui que não gosta da minha voz, que não gosta do que eu falo, que não quer me ouvir, é muito simples: vai embora! Tem tantos cômodos aqui nessa casa, oras, façam o favor. Eu falo na cara mesmo, não fico de nhé nhé nhé. Não gostou de mim, olha, então vai pra longe. E tem mais uma coisa: eu estou aqui porque o público quis. Quem está incomodado com isso, que tenha a decência de dizer pro público que ele é burro por ter me escolhido”, desabafou ela.

Em seguida, Monique mudou de assunto e começou a falar da eliminada Renata Banhara. “Ela era uma mentirosa, inventou tudo, dizendo por aí que eu briguei com ela. Essa menina era louca, e não prestava mesmo. E tem mais, ela deu até em cima de homem casado aí, e o cara nem percebeu. Mas pode ter certeza de que a mulher dele que está assistindo em casa viu tudo e deve estar p*** da vida. Mulher é tudo escrota, tudo podre. Mulher é capaz de ficar com o marido da melhor amiga. Todo mundo percebeu que a Renata tava, sim, dando em cima de homem casado”, revelou Monique, se referindo ao cantor Marlon, que é casado.

Os peões ficaram assustados com o discurso da peoa, e permaneceram em silên,cio por alguns minutos. Para quebrar o clima pesado, Dinei chamou os peões para dormir. “Bom, gente, dormir, né? Chega”.

Audiência

A média nacional de audiência do reality da Record, “A Fazenda”, é a maior das quatro edições: 14 pontos. A edição anterior teve média de 13 pontos . Cada ponto equivale a 185 mil domicílios no país.

Brinde

Parceiro de Fernanda Lima no “Amor & sexo”, Leo Jaime é um dos convidados da edição especial de inverno do “Estrelas”. O músico viajou com Angélica para o Chile, onde eles visitaram uma das mais antigas vinícolas do país, a Vinha Cousino Macul, fundada em 1856.

Além de passear pelas plantações, a dupla teve a chance de aprender de perto como se faz a bebida. E, para a alegria de Leo – um amante de bons vinhos – a reportagem terminou com uma degustação dos rótulos mais antigos.

Campanha

O “Criança esperança” começa a receber doações por telefone a partir de hoje. O show vai ao ar no dia 20.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna