Ele já apanhou na rua, caiu com a cara no bolo de aniversário da filha, rolou da escada do prédio, roubou R$100 da vizinha para comprar bebida e até tentou se matar. Essas são apenas algumas das várias situações constrangedoras, perigosas e, como não poderiam deixar de ser, bizarras em que Bira, personagem de Eduardo Lago em Páginas da vida, se meteu. E o pior – ou o mais engraçado – é que, após cada uma delas, o alcoólatra chora feito criança implorando o perdão da filha Marina, interpretada por Marjorie Estiano. ?Essa doença provoca muita vergonha, desestrutura qualquer família. O alcoólatra é capaz de quebrar a casa inteira e no dia seguinte perguntar: ?O que eu fiz???, pondera o ator.
Se Bira não tem o menor motivo para se orgulhar de seus ?feitos?, o mesmo não se pode dizer de seu intérprete. Aos 45 anos e com 24 de carreira, Eduardo Lago tem no alcoólatra o papel de maior repercussão que já fez. E, sem dúvida, o mais difícil. Afinal, não é nada fácil achar o ?tom certo? em um tipo que, por um pequeno deslize de interpretação ou, como Eduardo brinca, por causa de ?um copo a mais?, pode ficar over. ?Não quero me vangloriar, mas acho que estou em um bom momento. Sabe quando você olha e pensa que acertou a mão? Pois é. Acertei também na dose?, orgulha-se, com bom humor.
Apesar de satisfeito com o próprio desempenho, o ator é cauteloso ao classificar o alcoólatra como um ?divisor de águas? em sua carreira. Para ele, a oportunidade é apenas de que, daqui para a frente, seja aberto um ?leque? maior de papéis. Assim como ele acredita ter acontecido com o Leandro, personagem que viveu em Mulheres apaixonadas, também de Maneco. Leandro se mostrava solidário ao drama da mulher, Hilda, de Maria Padilha, que sofria de câncer de mama. ?Aí entra o lado social da profissão. Estou tendo a chance de fazer personagens que encontramos na rua. Não são ficções escalafobéticas?, diz.
Fabíola Tavernard – PopTevê
?Não existe uma pílula que cure o alcoolismo?
Como se preparou para dar credibilidade ao personagem?
Procurei humanizá-lo aproveitando os ganchos que o Maneco construiu.
O Bira sempre foi um alcoólatra em potencial, que só estava esperando uma oportunidade na vida dele para efetivamente se transformar em um. E a separação da mulher foi a desculpa que ele precisava. A partir daí, fui percebendo as nuançes que não o tornariam caricato, aquém ou além do que deveria ser.
Chegou a freqüentar reuniões do Alcoólicos Anônimos para entender melhor esse universo?
Não tive tempo. Mas me informei bastante a respeito. Uma coisa que aprendi é que só um alcoólatra pode curar outro. Porque não existe uma pílula que cure o alcoolismo ou dependência química. O que a pessoa tem de ter é um desejo muito grande de se livrar daquilo, porque o processo de cura é basicamente terapêutico, e recaídas são inevitáveis. O cara que fez uma cagada imensa por causa da bebida só tem coragem de se abrir para outro igual a ele. E é nisso que acho o AA genial.
Já chegou a ser abordado na rua por alguém que viva um drama semelhante ao do Bira?
Várias vezes. Outro dia estava estacionando quando um guardador de carros me abordou, me parabenizou pelo trabalho e disse: ?Já freqüentei muito o AA?. Aí perguntei há quanto tempo ele estava sem beber, e ele confessou que bebe de vez em quando. Mas, quando bebe, não pára até cair. Esse cara é um alcoólatra. Se ele não tiver apoio emocional, a primeira coisa ruim que acontecer em sua vida, vai levá-lo a perder totalmente o controle. Aí, o alcoólatra destrói tudo o que aparece. Até a família.
Ato de transgressão
Samara Felippo confessa que adora mudar de acordo com o perfil de suas personagens. Em América, por exemplo, ela virou uma loura fatal por conta da fogosa Detinha. Já para interpretar Maria Estela Kubitschek na minissérie JK, voltou ao estilo ?clássico romântico? e apareceu com um corte chanel – reto na altura do queixo – no tom castanho claro. Agora, em função da rebelde Wanda de O profeta, a atriz radicalizou. Para ficar diferente do resto das mocinhas do elenco – sempre com penteados indefectíveis – Samara cortou os cabelos no melhor estilo ?joãzinho?. Um look bastante incomum para a época, os anos 50. ?Acho a mudança fundamental para um ator. Adoro dormir loura e acordar morena. Se tiver de raspar eu raspo. Acho que essa diferença ajuda a ?matar? os papéis anteriores?, avalia.
Para a atriz, o novo corte foi parte essencial de sua caracterização. E garantiu que ela incorporasse de vez a personagem. ?Esse visual mostra que ela tem personalidade?, aponta. Além disso, Samara adotou uma postura menos sexy, diferente da feminilidade exagerada do período. ?Ela é moderna, é segura, forte, sabe o que quer?, descreve.
Por decidida, entenda-se geniosa. Afinal, Wanda promete ser a grande ?pentelha? da novela.
A começar pela intromissão no romance do pai, o comerciante Alceu, vivido por Nuno Leal Maia, com a jovem e perua Miriam, personagem de Juliana Baroni.
?O foco vai ser essa pequena diferença de idade e estilo entre as duas?, adianta Samara que, fora das telas, mantém uma ótima amizade com Juliana. ?A química entre nós é muito boa. Afinal, somos da mesma geração, temos objetivos parecidos?, compara.
Apesar de ?entender? os motivos de Wanda, Samara sabe que a personagem tem tudo para se tornar uma das grandes vilãs da trama. Inclusive, torce por isso. ?O caráter dela é duvidoso. Se ela for mesmo do mal, vou adorar?, diverte-se a atriz que, entre tantas mocinhas, não tem nenhuma vilã de verdade no currículo.
Natalia Castro – PopTevê
Perfume
Pensando em fazer os presentes de Natal para a família e os amigos? Ou quer fazer algo para vender como presente e faturar uma renda extra no final de ano?
A parceria da Tribuna Pop com a revista Faça & Venda oferece então a idéia de você se tornar perfumista e ganhar dinheiro com a produção de fragrâncias para homens e mulheres.
A dica especial para quem quer se aventurar no ramo é utilizar uma essência de perfume como base, e uma de cosméticos como complemento, afirma a engenheira química Magali de Oliveira, da Casa das Essências SS, de São Paulo, que tem loja também em Curitiba.
Ela explica que a essência do perfume, com as notas olfativas predominantes, é a responsável pela fixação da fragrância na pele, enquanto a segunda, a essência cosmética, é mais suave, e ajuda na criação dos novos aromas. ?A qualidade da essência e o tempo de fixação sempre variam conforme a qualidade da matéria-prima.?
As fragrâncias da moda, como a que tem o passo a passo descrito a seguir, harmonizam aromas de flores e frutas. Não descuide da embalagem, pois é importante que ela combine com a personalidade do perfume.
Angel Innocent, versão feminina
1 – No recipiente tipo béquer, misture o álcool de cereais, a essência para perfume e a essência para sabonete. Mexa bem. Acrescente o fixador, o propilenoglicol e a água deionizada, mexendo sempre a cada nova adição.
2 – Com o auxílio do funil, passe o líquido para o vidro âmbar. Feche-o bem com a tampa e o batoque. Inicie o processo de maceração.
1.º dia – Deixe o vidro na geladeira por 24 horas.
2.º dia – Retire o vidro da geladeira e abra a tampa por 30 segundos. Nessa etapa da maceração, o oxigênio retido dentro do vidro é liberado, auxiliando a evaporação do cheiro do álcool de cereais. Tampe e mantenha o produto por 24 horas em temperatura ambiente, longe do calor e da luz solar.
3.º dia – Leve o vidro de volta à geladeira por mais 24 horas.
4.º dia – Repita a operação indicada para o segundo dia.
5.º dia – Repita a operação indicada para o terceiro dia. A partir daí, intercale um dia na geladeira e outro à temperatura ambiente, até o final do processo de maceração, durante dez dias. Sempre que tirar o frasco da geladeira, deixe-o aberto por 30 segundos e volte a tampá-lo, deixando bem fechado.
3 – Terminado o processo de maceração, passe o líquido pelo filtro de papel para eliminar eventuais resíduos adquiridos no preparo ou na maceração.
4 – Com o auxílio do funil, envase o perfume em vidros limpos e secos. Tampe em seguida.
Material
690 ml de álcool de cereais; 190 ml de essência para perfume versão Angel Innocent (com notas de saída de cassis com mandarina; no corpo flores de rosas e jasmim; e no fundo, madeiras, baunilha, mel e caramelo); 10 ml de essência para sabonete frutal melancia; 10 ml de fixador almíscar; 20 ml de propilenoglicol USP; 80 ml de água deionizada; filtro de papel especial para perfume; béquer em três tamanhos (ao contrário de outros recipientes para medições, depois de lavado este não retém aromas que possam contaminar receitas posteriores); funil; espátula para mexer; vidro âmbar com tampa e batoque; frascos com válvulas spray para embalar.
Números
Rendimento – 1 litro.
Custo – R$120,00, incluindo vidros e válvulas.
Venda – R$ 30,00 cada frasco de 100 ml.
Lucro – R$180,00 por receita.
Tempo – 30 minutos sem contar o processo de maceração.
Opções masculinas
Mosaic n.º15, versão Pólo Verde – Uma harmoniosa combinação de notas cítricas como a bergamota, limão e mandarina e notas alavandadas no topo. No corpo, um rico buquê floral de lírio do vale, flor de laranjeira, gerânio e jasmim. As notas amadeiradas de sândalo, vetiver, manjericão e spices resultam numa criação exótica.
Mosaic n.º 25, versão Bulgari Black – Fragrância que também serve para as mulheres, com toque refrescante proveniente das notas cítricas de limão, bergamota e lima, associadas à lavanda. O rico corpo floral é composto de jasmim, rosa, ylang ylang e muget. No fundo, notas quentes e sensuais de sândalo, baunilha, heliotropina, couro e musk.
Mosaic n.º43, versão Boss in Motion – Fragrância oriental amadeirada, com notas de bergamota, folhas de violeta, carmomo, noz-moscada, pimenta rosa, almíscar, sândalo, canela e vetiver.
Opções femininas
Mosaic n.º2, versão Dolce & Gabanna – Com notas de bergamota, limão e mandarina na saída, traz no corpo um toque clássico de jasmim, gerânio e rosa. Como fundo: cedro, âmbar e sândalo.
Mosaic n.º20, versão Eternity Fragrância – que simboliza a fidelidade. Um buquê cheio de vivacidade, com notas de folhas verdes e um leve toque cítrico na saída. Em conjunto com as notas de corpo de rosa, violeta e lírio do vale, revela um resultado de imensa riqueza. As notas de cravo dão um toque especial a essa composição. O fundo inclui notas de sândalo, heliotropina. Notas de musk dão um toque final. Romântica, clássica e exuberante.