Da paz

Rodrigo Netto, o guitarrista da banda Detonautas Roque Clube, que foi assassinado no Rio de Janeiro, era da escola de paz e amor do rock?n?roll nacional, conforme amigos e parentes que o chamavam de Netinho.

Enterrado no final da tarde de ontem, o músico de 29 anos dirigia um Astra, com sua avó e o irmão mais novo, quando foi baleado ao tentar escapar de assaltantes que estavam num carro igual ao dele, domingo à noite.

Admirador do rock clássico dos Beatles e The Who, entre os modernos apreciava a banda americana Stone Pemple Pilots, Red Hot Chilli Peppers, e os brasileiros do Los Hermanos.

O poderoso chefão, de Francis Ford Coppola, era seu filme preferido, e o livro mais marcante de sua vida foi O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger, venerado pela geração hippie da qual herdou o culto à espiritualidade.

Psicodeliamorsexo&distorção, terceiro trabalho, recém-lançado pela banda, faz uma fusão de letras que remetem a esse mundo dos anos 60 e 70 com o rock preciso e pesado, que rendeu bons elogios aos Detonautas, inclusive da Tribuna Pop.

O guitarrista também mantinha um fotolog – álbum virtual na internet – que desde a noite de domingo recebe mensagens de fãs revoltados com os autores do crime e que pedem boas vibrações para os familiares.

Na noite anterior ao assassinato, Rodrigo Netto participou de apresentação do Detonautas Roque Clube em Brasília, onde cerca de 15 mil pessoas participaram do Festival Porão do Rock.

Netinho morreu após ser atingido na axila esquerda por uma bala que atravessou o seu peito. Rafael, irmão dele, foi atingido no ombro, operado no Hospital do Andaraí, mas não corre risco de morte. A avó dos dois não foi atingida. Quatro criminosos fugiram após roubar um Audi, conforme a polícia. Geralda Marli Vieira, de 55 anos, que estava parada em um ponto de ônibus, também foi atingida.

Família

O taxista Gilberto da Silva Netto, pai do guitarrista Rodrigo Netto, disse à imprensa que já viu roubos de carro na região onde o filho foi assassinado. ?A gente só tem que ficar triste porque os governantes brincam de governar e cada vez tem mais crianças na rua. Essas crianças daqui a 15 anos vão ser bandidos.?

Mauro Perez, irmão de criação do músico, disse que deve ter sido para preservar a avó, que estava no carro, que ele reagiu ao assalto, o que surpreendeu a família por sempre ter sido ?um cara da paz?

Colegas amigos

?Isso aqui representa mais um cidadão brasileiro que vai embora por conta da violência, por causa desses políticos que roubam no Congresso Nacional. Mas a culpa é nossa também, que votamos neles. A culpa é da apatia de todos nós?, afirmou Tico Santa Cruz, o vocalista da banda.

?O Netto, mais que ninguém, pregava o amor. Esqueceram o amor. Onde está o amor??, disse o músico, aplaudido por centenas de pessoas, após o enterro do colega e amigo.

Produtor do grupo, Jorge Augusta contestou a versão de que Netto tentou fugir. ?Quem conhece o Netto sabe que no pior momento ele nunca ia acelerar o carro. Ele sempre foi um anjo, alegre e inteligente.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna