Cláudia Pimentel Slaviero

continua após a publicidade
Fotos: divulgação
A top Karolina Kurkova
 é uma das ?angels? da Victoria Secret.

O que deve se levar em conta na hora de avaliar um desfile de moda? Os meses de trabalho duro do estilista, suas idéias para a próxima estação ou as celulites, gordurinhas e demais ?imperfeições? das modelos? Na passarela é praticamente impossível não reparar nos corpos que desfilam as roupas. Prova disso aconteceu na semana passada, durante o São Paulo Fashion Week, quando uma polêmica tomou conta do maior evento de moda da América Latina: a forma rechonchuda que a top Karolina Kurkova exibiu num biquini da Cia. Marítima. Os comentários sobre a forma da ?Angel? da Victoria Secret?s se expandiu para o mundo com artigos nas edições dos jornais americanos Los Angeles times e New York times.

Toda a atenção se voltou para a modelo tcheca porque ela exibiu-se numa silhueta diferente da que todos os fashionistas e jornalistas de moda estão acostumados a ver numa passarela. Karolina foi massacrada pela mídia. Isso aconteceu com uma top veterana e, quando isso acontece com as iniciantes, que são geralmente adolescentes? 100% delas sofrem de ansiedade e 92% tem problemas alimentares, segundo uma pesquisa divulgada pelo psicólogo e psicoterapeuta da Universidade de São Paulo e que trabalha com modelos, dr. Marco Antonio de Tommaso. ?Essas meninas já sofrem com o stress natural das variações de uma vida de modelo. Sair de casa muito cedo, deixar a família, mudar de cidade, a ansiedade para ser aceita em um trabalho e para ganhar dinheiro são algumas delas?, explica ele. Tommaso realizou, entre 2006 e 2007, um levantamento com 100 modelos: 40 eram iniciantes, 40 intermediárias e 20 modelos tops, de acordo com a classificação de suas agências, na faixa etária de 13 a 30 anos. ?Todas elas se sentem um pouco Karolina Kurkova?, diz Tommaso, se referindo as críticas (gorda, cheia de celulites, fora de forma) que a modelo tcheca recebeu. Mas para trabalhar no mundo da moda, os especialistas da área afirmam: ser alta, magra e bela é um dos pré-requisitos .

?A profissão de modelo exige que a pessoa esteja em boa forma física, para dar uma boa impressão?, afirma a jornalista e organizadora de eventos de moda, Nereide Michel, que enfatiza o tipo magra demais, com ossos aparecendo.

continua após a publicidade

?Eu vi a Karolina (Kurkova) há cinco anos atrás, quando ela desfilou para a Cia. Marítima no São Paulo Fashion Week. Ela foi ovacionada porque estava com um corpo incrível. Dessa vez, ela realmente estava acima do peso… ela deve estar num mau momento na sua vida?, comenta André Azevedo, produtor de moda e artista plástico.

As perguntas que ficam é se a pressão e as exigências para as meninas estarem dentro desse padrão de beleza da moda, não acabam causando problemas de auto-estima ou alimentares, como anorexia e bulimia. André, que trabalhou dez anos na Ford Models, uma das principais agências de modelo do mundo, afirma que as agências se preocupam, sim, com a saúde das modelos. ?Elas recebem acompanhamento nutricional, médico e psicológico.

continua após a publicidade

O mercado da moda como um todo, exige modelos de aparência saudável, que tenham cuidado com a alimentação e façam exercícios físicos. O que a pessoas não entendem é porque algumas modelos são tão magras.

Mas isso vem um pouco da genética da pessoa e a maioria é muito jovem, quando você é jovem é mais fácil ser magro. Tem muita modelo que come um monte?, afirma André, citando Gisele Bündchen como uma delas.

Gisele também é referencia para Tommaso. Segundo ele, a top tem personalidade forte, o que é muito importante para aguentar os ?trancos? da carreira. ?Nem todas as meninas têm a determinação e a autoconfiança que a Gisele Bündchen teve no início da carreira. A Gisele ficou nove meses sendo rejeitada e ouvindo que era nariguda, e nunca desistiu.?

Nova Tiazinha

Atenção, homens! A gatona que vocês podem conferir as curvas de frente e de costas é Dani Sperle, que, em breve, irá incendiar o Caldeirão do Huck. Dani foi convidada para interpretar uma personagem sensual no programa.

?Vou fazer algo no estilo de Tiazinha (Suzana Alves) e a Feiticeira (Joana Prado), mas ainda não foi definido?, diz ela, que se diz naturalmente sexy. ?Tiro de letra. Até sei fazer a pole dance (dança com o poste).

Download

O novo longa de Zé do Caixão, Encarnação do diabo, estreia em agosto, mas tem trechos disponíveis para download na Internet. Quem acessar www.encarnacaododemonio.com. br pode baixar toques para celular, wallpapers, assistir o trailers e ver algumas outras cenas.

O filme faz parte de uma trilogia que começou com À meia-noite levarei sua alma e Esta noite encarnarei no teu cadáver. O novo longa tem estréia prevista para o dia 8 de agosto.

Rápidas

* Com o sucesso de Pantanal, tanto o SBT quanto a Record vêm mandando recados para Jayme Monjardim. Ele é contratado da Globo, mas está adorando o assédio.

* A atriz Deborah Secco contratou a cunhada como empresária. Deborah conheceu Úrsula há um ano, quando começou a namorar seu irmão, o jogador Roger Flores, do Grêmio.

* Paulo Coelho ganhou uma rua na Espanha. A homenagem foi anunciada semana passada, durante visita dele à cidade Santiago de Compostela. O mago lembrou de quando fez o Caminho de Santiago e disse que isso mudou a sua vida.

A bela e a fera

A Volkswagen confiou a Gisele Bündchen e Sylvester Stallone a missão de impulsionar as vendas do Gol. Nos próximos dias, a inusitada dupla estará em todas as mídias como garotos-propaganda do novo carro, que será lançado hoje. A peça publicitária com os dois traz o slogam: ?Lindo como nunca, Gol como sempre?.

A explicação para este mote e para a escolha da dupla é simples: nas pesquisas feitas pela Volks sobre o Gol, o carro é descrito como ?forte?, mas não ?bonito?.

A partir daí, o publicitário Marcello Serpa (AlmapBBDO) bolou a campanha.

Direito de veto

Para reunir os dois foram necessários cinco meses de negociações, muitos euros (para ela) e muitos dólares (para ele). O contrato de Stallone, por exemplo, reza que o material teria que ser refilmado se o ?Rambo? não o aprovasse. A Almap contratou o cineasta Andrucha Waddington (marido da atriz Fernanda Torres) para filmar a dupla nas ruas de Los Angeles. E o resultado foi aprovado por todos. Não foi preciso refilmar.