Há quem veja na Cleópatra de Bressane um comentário sobre a luta pelo poder ou como a tentativa de conciliação de várias culturas até então antagônicas. Tudo isso cabe. Depois de criar retratos poéticos de grandes figuras masculinas da cultura ocidental – São Jerônimo, padre Antonio Vieira, Friedrich Nietzsche – Julio Bressane leva às telas sua personalíssima visão de um dos maiores mitos femininos da história.
Inspiração
?Fui procurar verbetes sobre Cleópatra e encontrei mais de 500 títulos?, diz o diretor. Volume surpreendente para uma personagem cujas únicas fontes históricas são algumas páginas de Plutarco, do início do século 2 d.C. – o resto é suposição, poesia, lenda. ?De certo modo, Cleópatra é uma ficção inventada por Plutarco, cujo bisavô fez a autópsia dela.?
O que impulsionou Bressane a abordar o tema foi a constatação de que não há quase nada sobre ela na literatura de língua portuguesa, ?com exceção de meia dúzia de versos de Os lusíadas (Camões) e de um verso de Olavo Bilac. Sua intenção foi retratar o mito à brasileira.
Isso explica a trilha sonora de MPB e as cenas da Cleópatra Negrini se estendendo languidamente nas pedras de Copacabana como se estivesse à beira do Mediterrâneo, em Alexandria. Miguel Falabella e Bruno Garcia, fazem respectivamente, os dois grandes amores romanos da rainha: Júlio César e Marco Antonio. ?Vincular um ator a este ou àquele programa de TV de visibilidade faz parte da grande tirania que vivemos hoje?, alfineta o diretor. Na alquimia de Bressane, ?o uso desses astros em outra configuração produz novos significados?.
A Cleopatra de Brassane é diferente da shakespeareana e da hollywoodiana, mas que as leva em conta, assim como toda a iconografia inspirada pelo mito ao longo de dois milênios. E melhor, o filme diverte, gera polêmica e conta como um bom programa para o final de semana.
Ulalá
Júlia, de Ítala Nandi, a atriz ingressou em um curso na Aliança Francesa.
O objetivo é estar com o ?biquinho? no ponto antes de 15 de novembro, quando começam as filmagens de A mulher do sonhador, de Márcio da Rocha. No longa, ela será Dominique Bourelli, uma órfã brasileira adotada ainda criança por uma família francesa.
Repaginado
Na estréia, Frota vai mostrar o trabalho dos responsáveis pela limpeza dos esgotos da cidade. Também já foram gravados quadros com limpadores de jaulas do zoológico, babás e peixeiros. Frota, que começou como ator da Globo, já fez pornôs, teve a carreira reabilitada no Show do Tom, numa paródia bem humorada do filme Tropa de elite, parece que caiu nas graças do público e como os personagens das duas novas histórias batalha para ser valorizado.
Tira… tira
No palco, ela faz jus ao personagem. Em quinze minutos hipnotiza a platéia tirando os sapatos de salto, as meias, a cinta liga e o corpete. Quando já está todo mundo sem fôlego ela sai de cena, de calcinha e aplaudidíssima. E, sem modéstia, adora deixar os marmanjos boquiabertos, tanto que aceitou posar para a revista com a roupa da personagem.
Casório
Renata Sorrah, a Célia Mara de Duas caras, casa a filha Mariana
Sochaczewski, amanhã, no Museu Histórico Nacional, com Hugo Tristão,
filho de Silvia Helena e Mário Sérgio Tristão. Mariana, filha da atriz
com o diretor Marcos Paulo, é médica, assim como o noivo.
A cerimônia religiosa e a recepção é para 400 amigos, muitos
globais. A decoração, à pedido dos noivos é provençal e discreta,
puxando para os tons lilás e rosa, abusando de móveis patinados e
hortênsias.
Marcio Malard, músico de Maria Bethânia, comandará o sexteto de cordas que tocará ao vivo.
Rápidas
* A Record apresentará uma leva de doze edições de O jogador, com Ana Hickman e Brito Júnior. Vai ser entre o fim de O aprendiz e a estréia de Ídolos, em agosto.
* Começa amanhã a Feira da Indústria de Cosmética, Estética e Cabelos: de 24 a 27 de maio, das 13 às 21 horas, na ExpoCuritiba, localizada no Campus da Universidade Positivo (Unicemp).É o maior evento do setor de beleza da região Sul, reunindo cerca de 80 empresas.
* Apesar da seleção para os protagonistas da versão brasileira do High School Musical ainda estar sendo exibida no SBT, já se sabe o nome do campeão: Moroni Cruz, 18 anos e mora em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Ele será Troy, vivido pelo galãzinho Zac Efron na versão original.