Faltando menos de uma semana para o início do Big Brother Brasil 9 – que começa na próxima terça-feira, dia 13 -, a Globo divulgou ontem os participantes que disputarão o prêmio de R$ 1 milhão no reality show. Há participantes de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas, Pará e Rio Grande do Sul.
Além da diversidade regional, a seleção da nova edição do programa levou em conta a idade. Este ano, alguns participantes são bem mais velhos que os outros: Naiá, 61 anos, e Norberto, 63, compõem este time.
O restante do grupo tem entre 24 e 32 anos. A maioria dos participantes é de São Paulo, de onde vieram o estudante Leonardo, 25, a promotora Naiá, o empresário Ralf, 32, e o radialista Norberto. O modelo Newton, 29 anos, nasceu em Porto Alegre, mas vive na capital paulista.
No restante do grupo está a bacharel em direito Ana Carolina, 24 (SC); o empresário Daniel, 25 (MS); o estudante Emanuel, 24 (SC); o produtor Flavio, 25 (RS); a professora Francine, 25 (RS); a cantora Josiane, 30 (MG); a fonaudióloga Maíra, 25 (DF); o artista plástico Maximiliano, 30 (RJ); a estudante de direito Michele, 24 (PE); a assessora Milena, 32 (AM); o matemático Milton, 27 (RJ); a advogada Mirla, 27 (PA) e a jornalista e modelo Priscilla, 26 (MS).
O Big Brother Brasil 9 também terá um confinamento paralelo, batizado de “A bolha” (foto). Quatro participantes ficarão dentro de uma casa de vidro no Shopping Via Parque, na Barra, Rio de Janeiro, onde ficarão até o primeiro paredão do ano, na terça-feira da semana seguinte, dia 20. De lá, apenas um continuará o jogo. Nesse período, o público poderá votar no seu favorito em uma tela touchscreen (sensível ao toque), instalada perto da bolha. O vencedor trocará o local pela casa mais vigiada do Brasil, enquanto os demais se despedirão da participação no BBB9.
A produção do programa ainda não divulgou de que maneira serão determinados os participantes que vão direto para a casa e aqueles que viverão na casa de vidro.
Disputa
Para conseguir uma vaga na casa, os concorrentes capricharam em suas apresentações, uma competição acirrada. Foram mais de 130 mil perfis criados no site do programa, além de cerca de 40 mil vídeos enviados para a produção. Ao todo, mais de 170 mil inscritos, trabalho duro para o diretor que fica à frente da seleção o tempo todo: “É trabalhoso, mas me divirto muito fazendo o BBB”, garante Boninho. A produção do programa, de agosto a outubro, visitou 10 capitais -Rio de Janeiro, Belém, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Fortaleza, Recife e Salvador – para entrevistar interessados em disputar o prêmio. Este ano, segundo Boninho, a idade dos candidatos foi um critério decisivo para a formação do grupo, embora o perfil de cada um ainda seja o fator mais importante para a mecânica do jogo.
Os participantes já estão confinados no Hotel Bourbon, na Barra da Tijuca. Num esquema de sigilo total entre eles mesmos, que não podem nem fazer as refeições em conjunto, os 18 felizardos estão enclausurados em quartos sem televisão, sem telefone e cercados de seguranças por três andares do hotel.