Ontem, além de acompanhar as notícias do dia, editar e apresentar o Jornal Nacional, Willian Bonner se viu obrigado a rebater um artigo publicado na revista Carta Capital, assinado por Laurindo Lalo Leal Filho, que é sociólogo, jornalista e professor da USP. Isso tudo porque, no texto, Leal Filho diz que Bonner – com quem acompanhou algumas horas de trabalho na redação da Globo -, embasado numa pesquisa para identificar o público de seu telejornal, compara o telespectador médio do JN a Homer Simpson, personagem de um dos desenhos animados mais assistidos em todo o mundo.
O simpático, mas preguiçoso e limitado pai da família Simpson "teria dificuldade para entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES", aponta Leal Filho. Ele diz ainda que a escolha dos principais assuntos do JN é feita superficialmente, quase sem discussão.
Ao site de notícias Blue Bus, Bonner enviou um comunicado dizendo que seu ponto de vista sobre Homer Simpson não é o mesmo que o do professor da USP. Para Bonner, Homer é um pai de família trabalhador, sem curso superior, que assiste à tevê após uma jornada de trabalho. "Sempre abordo a necessidade de sermos rigorosamente claros no que escrevemos para o público. Brasileiros de todos os níveis sociais, dos mais diferentes graus de escolaridade. E o didatismo que buscamos para o público de menor escolaridade não deve aborrecer os que estudaram mais", explica o jornalista da Globo, citando ainda Lineu, de A grande família, outro personagem utilizado como exemplo nas palestras que ministra a estudantes e profissionais da imprensa quando visitam a redação da emissora.
"Como trabalhador, pai de família protetor, meio Lineu, meio Homer, reconheço humildemente meu fracasso no desafio de ser claro e objetivo para todos os meus interlocutores daquela manhã", completa Bonner.
Sai de mim!
Gugu Liberato está tentando se livrar do processo movido contra ele por ter apresentado no Domingo legal entrevistas com falsos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), instituição criminosa articulada nos presídios de São Paulo.
Ontem, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou a julgar o habeas corpus que pede a extinção da ação penal contra Gugu. Mas o ministro Gilson Dipp solicitou uma nova análise do processo, que pode vir a ser julgado somente no ano que vem.
Na entrevista, veiculada em setembro de 2003, dois homens encapuzados fizeram ameaças a personalidades, entre elas o então vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo, e aos apresentadores de tevê José Luiz Datena e Marcelo Rezende.
Cruz-credo!
Cléo Pires deu o maior susto sem sua família na semana passada. A atriz, que recentemente interpretou a fogosa Lurdinha, em América, está internada desde sexta-feira, dia 2, com meningite linfocitária viral o tipo mais leve da doença.
A atriz chegou de Portugal na quarta-feira passada, dia 30, e, dois dias depois, foi encaminhada para a Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, sentindo fortes dores de cabeça. O neurologista Sérgio Pereira Novis, que a atendeu, disse que a atriz terá que ficar afastada do trabalho por pelo menos 15 dias. Ela deve receber alta médica hoje.
Por causa da doença, sua participação no humorístico Casseta & Planeta, que seria gravada ontem, foi cancelada. Mas, ainda este mês, ela poderá ser vista no especial infantil da Globo Clara e o chuveiro do tempo.
Sofredora só na ficção…
Preparando-se para ser a madrinha da Escola de Samba Grande Rio no Carnaval do ano que vem, Susana Vieira já sabe que deve voltar à telinha em 2007. É que o autor de novelas Aguinaldo Silva, o mesmo que escreveu Senhora do destino, disse estar criando uma personagem exclusivamente para Susana. Segundo ele, a atriz vai, novamente, encarnar o papel de uma sofredora.
Susana está em plena forma física, mas faz questão de lembrar que cuida do corpo e, principalmente, do coração. "Se gosto de alguém, já dou em cima, já quero beijo na boca. Se ele não quiser, tudo bem, parto para outra", revelou a atriz em entrevista à Caras.
Separada há dois anos de Carson Gardeazabal, com quem esteve casada por 17 anos, Susana admitiu que não está sozinha, mas afirma que "não é nada que mereça a atenção da imprensa".
Cada um na sua!
Recém-separados, Giovanna Antonelli e Murilo Benício se encontraram pela primeira vez desde que deixaram de dividir o mesmo teto – há pouco mais de duas semanas. Contratados para um evento realizado no domingo, em São Paulo, os dois saíram do Rio de Janeiro em horários diferentes e só se cruzaram na capital paulista, onde se cumprimentaram e trocaram apenas algumas palavras.
Em entrevista à revista Caras, Giovanna disse que quer manter um relacionamento amigável com o ex-marido e garantiu que a separação aconteceu por falta de afinidade entre eles, descartando as especulações em torno de uma possível traição por parte de Murilo.
O ator já está até de casa nova. Ele comprou um apartamento em um condomínio na Barra da Tijuca. Antes disso, ele passou alguns dias na casa do amigo e também ator Marcello Novaes.