Dom Casmurro fez o já magro Michel Melamed perder 21 quilos em três meses apenas. O diretor Luiz Fernando Carvalho queria que o personagem-título e narrador do romance de Machado de Assis tivesse aspecto precário e mais envelhecido do que o ator, que tem 35 anos. Melamed, também apresentador, escritor, dramaturgo e músico, será o Bentinho da próxima minissérie da TV Globo, Capitu, com estréia em dezembro.
Os amigos levaram um susto. “Um monte de gente perguntava se eu estava doente. Não deixava de ser uma doença, mas não era mortal, era vital”, diz, revelando a intensidade com que abraçou seu primeiro trabalho como ator na TV. Passados dois meses do fim das gravações, no Rio, o peso já foi quase todo recuperado, mas Bentinho continua em Melamed. Assim como o entusiasmo de estrear na companhia de gente tão talentosa quanto bonita.
As belas
A Capitu que aflige Melamed é Maria Fernanda Cândido, que já emprestou seu olhar a ela no filme Dom (2003), de Moacyr Góes. Ela é o único rosto conhecido do “triângulo”. Já a Capitu pela qual Bentinho se apaixona é encarnada por Leticia Persiles, uma das estreantes do elenco, assim como Pierre Baitelli, o Escobar, e César Cardadeiro, o Bentinho jovem. “Ensaiamos e preparamos tudo juntos, como se fosse teatro”, lembra Letícia, escolhida pelo diretor quando este leu uma reportagem sobre sua banda, a Manacá. Em seguida, ele foi conhecê-la ao vivo, num show do grupo, e, no palco, o que viu foi uma atriz.
Dona de olhos verdes tão encantadores quanto os de Maria Fernanda, a jovem Letícia, que tem 25 anos e faz uma menina de 14, vasculhou seus guardados para reviver as sensações de garota.
Capitu
Carla Neves, PopTevê
Arretada
“Minha gravidez não foi programada, mas aconteceu dentro de um universo de muito amor e Bruna é uma dádiva na minha vida. Somos amigos e ele é um paizão”, disse a atriz, que hoje namora o ator Rogério Romera. Mais curiosa ainda é a história da carreira dessa baiana, que primeiro ficou conhecida como garota insinuante. Foi vendendo geladeira e fogão, entre outros eletrodomésticos, para a cadeia de lojas Insinuante, de Vitória da Conquista, na Bahia, que Emanuelle travou seu primeiro contato com os telespectadores. “Os caras me mandavam uns textos malucos…”, lembra ela. Aos 32 anos, a Manu a fez conhecida no Brasil e ela se afirma com força na carreira que não se resume à TV.
Fruto de uma geração de atores baianos que rendeu talentos como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Vladimir Brichta e João Miguel, a moça começou cedo na profissão. Aos 10 anos já estava na companhia Interarte, onde ficou até os 21. “Foi minha grande escola”, conta a atriz que estreou nas telas de cinema em Ó paí, ó. Tudo sem deixar de lado a paixão pela música.
Vida dupla
Aos 21 anos, Emanuelle substituiu Ivete Sangalo na Banda Eva. Ficou no trio durante três anos e lembra com saudade dos dias de festa na Bahia. É que o Carnaval ficou pra trás quando ela mudou-se para o Rio de Janeiro. “Caí na Lapa e pirei”, explica.
“O que me incomodava em Salvador, que era não ter um espaço para uma cena alternativa, pra você montar uma banda, encontrei na Lapa. Era a liberdade musical que tanto queria.”
Dessa tal liberdade surgiu a banda Moinho, parceria sua com os músicos Lan Lan (percussionista baiana que acompanhou Cássia Eller por oito anos) e Toni Costa (guitarrista carioca). Assim, as carreiras de cantora e atriz se cruzaram. E com a rotina apertada de shows e gravações quase diárias, acabou-se o tempo de noites na Lapa. Mas se os boêmios perderam Emanuelle, nós -telespectadores – ganhamos. Pra nossa sorte ela ainda vai aparecer por muito tempo na novela.
Memória
Dias contados
Acessório
Um acessório parecido, mas colocado estrategicamente numa área mais íntima, chamou a atenção dos marmanjos quando Karina Bacchi posou nua.
Núpcias
A Mulher Moranguinho, Ellen Cardoso, anuncia que vai casar em 2009, mas ninguém sabe quem é o noivo. “Só digo que é um empresário paulista”, diz a moça que vai casar de branco, véu e grinalda.
“Vou subir ao altar usando véu e grinalda. Ainda estamos vendo a data do casamento. Mas já estou pensando no vestido, que será cheio de brilho, moderno e valorizando as curvas”, revela a dançarina do MC Créu. Ellen, que é mãe de Victor, de 10 anos, já planeja a visita da cegonha para 2010.