Tocar instrumentos, dançar, lutar ou voar pelos ares. São muitos os desafios de um ator, principalmente quando um novo trabalho está para começar. Por isso, vários profissionais fazem cursos, treinamentos e workshops para se aperfeiçoar nos ofícios e nas características de seus personagens. Com o elenco de Tempos modernos, a próxima novela das sete (da Globo), não foi diferente. Reunidos durante duas semanas, no Rio de Janeiro, antes mesmo das gravações começarem, os atores puderam experimentar e aprender diversas atividades. E alguns deles continuam até hoje na preparação para fazer a trama de Bosco Brasil.

continua após a publicidade

Fernanda Vasconcellos, que interpreta Nelinha, deixou o medo de altura de lado para fazer aulas de rapel. A atriz esteve na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), no Rio de Janeiro, para aprender a descer de grandes alturas pendurada por cordas. O foco do treino foi específico para a cena em que a protagonista realiza um protesto no centro de São Paulo. É neste momento em que a mocinha conhece o seu herói, Zeca, vivido por Thiago Rodrigues. Como Nelinha se acidenta, Zeca surge para salvá-la. Para viver esse anjo da guarda, Thiago aprendeu também técnicas de rapel com a equipe do Bope.

Visitas ao Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, também fizeram parte da preparação de Fernanda, que teve a companhia de Thiago Rodrigues, Felipe Camargo e Danton Mello. Na trama, ela é uma astrônoma e terá como colega de profissão e melhor amigo o distraído Portinho, personagem de Felipe. Já Danton, uma das surpresas da história, aparecerá na vida de Nelinha para balançar seu coração. Ele será um astronauta.

Para viver a primeira vilã de sua carreira, Grazi Massafera (foto) também tem se dedicado, quase diariamente, a aulas de artes marciais ao lado do ator Paulo Leal de Melo, o segurança Raulzão. A malvada Deodora é a chefe de segurança do moderno edifício construído por Leal (Antônio Fagundes), o Titã, onde comanda o treinamento de seus empregados. Grazi ainda conheceu a sala de segurança de um shopping Center no Rio de Janeiro e conversou com uma profissional que desempenha a mesma função que ela terá na novela. O ator Guilherme Weber (foto), o vilão Albano que além de chefe é amante de Deodora, acompanhou Grazi nesta visita ao shopping. Tempos modernos tem estreia prevista para janeiro, direção-geral de José Luiz Villamarim e direção de Paulo Silvestrini, Carlo Milani e Luciana Oliveira. A história é escrita por Bosco Brasil, com colaboração de Maria Elisa Berredo, Mário Teixeira, Izabel de Oliviera e Patrícia Moretzsohn, e supervisão de texto de Aguinaldo Silva.
Da Redação

Presentão

continua após a publicidade

A revista Playboy confirmou ontem a presença da bela Flávia Alessandra (foto), uma das atrizes mais respeitadas (e desejadas) do Brasil, em sua edição de Natal. Um presentão para os leitores que, desde a estréia da novela Caras & bocas (Globo), tem lotado diariamente os e-mails da revista exigindo a volta da loura. Flávia é protagonista da novela das 19h da Globo, e o burburinho em torno de seu ensaio está causando frisson até mesmo entre o elenco da novela. O ator Malvino Salvador, por exemplo, já declarou à imprensa que vai comprar a revista da mais curvilínia de suas colegas de trabalho. Não é de hoje que o público clama por um novo ensaio. Segundo a direção da revista, em 2007, quando ela interpretou a sensual Alzira, em Duas caras e protagonizou cenas ousadas no pole dance, houve uma comoção similar. A edição que chega às bancas em 8 de dezembro marca o retorno triunfal de uma das maiores musas da Playboy.
Da Redação

A,genda

* A dupla Sá & Guarabyra, de sucessos como Espanhola, Caçador de mim e Roque santeiro faz, amanhã (19h), o show À dois, no Cietep, em Curitiba. Ingressos: R$ 20 e R$10 e podem ser adquiridos pelo Disk Ingresso (3315-0808 ou no Mueller, Estação e Total).

continua após a publicidade

* As inscrições para a 28.ª Oficina de música de Curitiba, que acontece de 10 a 31 de janeiro de 2010, encerram-se amanhã. É possível se inscrever pelo site do evento. Durante a Oficina, uma série de concertos toma conta da cidade. O tema desta edição é Quando o erudito encontra o popular e vice-versa.

* A mostra Fringe, que integra a programação do Festival de Curitiba, está com cadastro aberto para companhias do Brasil e do exterior até o dia 30 de novembro. O cadastro deve ser feito pelo site www.fringe.com.br. Já o público poderá acompanhar as novidades da 19ª. edição do festival, que acontece de 16 a 28 de março de 2010, pelo Twitter, Facebook e Orkut no site do festival.
Da Redação