Arte engajada

No primeiro ano da Tribuna Pop, diversos paranaenses foram destaque na coluna. Na seção Prata da casa de hoje, selecionamos alguns dos nomes da nova geração de artistas que apostaram no sonho de ser ator e hoje estão em evidência no Brasil, como é o caso de Letícia Sabatella, 35 anos. De amante de presidente da República, em JK, à freira, em sua próxima novela, Páginas da vida, a atriz vai adaptando seus personagens ao seu ritmo de vida, sem perder de vista seus ideais. A curitibana que há 15 anos estreou na televisão, em O dono do mundo, hoje é reconhecida pelas personagens marcantes que interpretou, às quais busca imprimir a verdadeira energia descrita no texto dos autores. ?Tento tirar o máximo daquelas palavras, o que estão dizendo para mim. É uma meditação profunda. Não sei se tenho personalidade forte, sou até bem maleável. Mas tenho essa intensidade e me entrego?, comenta.

Ainda este mês, Letícia começa a filmar o longa-metragem Não por acaso, de Philippe Barcinski, ao lado de Rodrigo Santoro, e finaliza um documentário sobre os índios hotxuás, da tribo Krahô, do Tocantins, que conheceu há 11 anos. Militante petista, ela desistiu de fazer comerciais por afirmar ter crises de consciência por estar estimulando o consumismo. ?Acho uma loucura viver no mundo de hoje fora da realidade, dentro de uma redoma. Para mim, é incompatível ser fechada, anestesiada, distanciada e alienada e uma boa atriz. Não é o meu caminho, no que acredito. Não é essa arte que me interessa?, enfatiza a atriz.

Jeito humilde

A miss Brasil que encantou o País com seu jeito meigo na quinta edição do Big Brother Brasil, em 2005, está conquistando seu espaço como atriz também. Grazielli Massafera, a vice-campeã do BBB-5, é uma das paranaenses escaladas para a novela de Manoel Carlos, Páginas da vida. Na trama, ela será Telma, uma jovem que sai do interior para tentar a vida no Rio de Janeiro e deve fazer par romântico com Thiago Lacerda.

Desde que saiu da casa do BBB, há mais de um ano, sua rotina mudou radicalmente. A vida humilde na cidade de Jacarezinho, na região Norte do Paraná, hoje é apenas uma lembrança.

A loira que já ocupou, com destaque, as páginas da Playboy, mostrou que a fama não precisa ser instantânea. Hoje, Grazi mora com o namorado Alan Passos em um luxuoso apartamento no Rio de Janeiro, é convidada para as festas de celebridades globais, tem uma coluna mensal na revista Nova e é uma das personalidades bastante requisitada para participar de eventos de moda e campanhas publicitárias. Mesmo com tudo isso, Grazi faz questão de manter a humildade e o jeito simples de ser para, segundo ela, ?continuar com os pés no chão?.

Beleza oriental

Em vez do frio curitibano, o clima estável da capital carioca, e, no lugar das aulas do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os estúdios de gravação da novela Belíssima. Nos últimos meses, este é o cenário mais comum para a jovem Juliana Kametani, 19 anos. Descoberta durante as apresentações do Festival de Teatro de Curitiba, a jovem recebeu um convite para fazer um teste na Globo e, dez dias depois, já sabia que faria parte do elenco da novela, onde interpreta a tímida Susy, que na tentativa de se tornar modelo acabou se envolvendo com uma rede internacional de tráfico de mulheres.

Morando sozinha no Rio de Janeiro, Juliana está se virando para dar conta das tarefas do dia-a-dia e driblar a ausência da família. ?É horrível chegar em casa e ter de resolver problema de vazamento, fazer comida?, comenta a atriz, que logo que chegou conquistou o coração do instrutor de dramaturgia da novela, Dani Hu, 50 anos, com quem está há oito meses.

Leite quente

Outra curitibana que estará em Páginas da vida é a atriz e cantora Marjorie Estiano, 23 anos, que aposenta definitivamente a roqueira Natasha, de Malhação, para encarnar a personagem Marina na novela que estréia em julho. Para conquistar seu espaço na telinha, Marjorie deixou a casa dos pais, em Curitiba, aos 18 anos. Atualmente morando no Rio de Janeiro, a atriz-cantora sente falta do ?leite quente? e ainda estranha o jeito expansivo do carioca. Mas, apesar da saudade, ela não pensa em voltar, pois ainda tem muito para investir em sua carreira artística.

No papel da roqueira-cantora, Marjorie foi uma revelação, esnobando os críticos que torciam o nariz para sua música. Tanto sucesso, fez com que ela assumisse de vez a profissão de sua antiga personagem. Seu primeiro álbum, intitulado Marjorie Estiano, teve quase 200 mil cópias vendidas e a música Você sempre será foi a segunda música mais executada nas rádios de todo o Brasil, em 2005.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna