Ivete Sangalo mais uma vez começa o Ano Novo como a cantora mais popular do Brasil. É a verdadeira ?mulher-diamante? no topo do ranking da Tribuna Pop para os Mais, mais agitados da música nacional em 2005. A baiana vendeu 500 mil CDs e 600 mil DVDs do MTV ao vivo, e o CD As super novas saiu da fábrica, em novembro, já com a tiragem de 500 mil cópias, o que garante o disco de diamante, o máximo na classificação por vendagem.
Com a agenda de shows praticamente fechada até agosto, Ivete terminou 2005 declarando que é cantora, mas que a idéia de ter um programa de tevê é uma tentação.
Apresentando a série de quatro musicais Estação Globo, aos domingos, ela aproveita a concentração de gente do mundo todo na Alemanha, em junho, para uma série de shows programados para o período dos jogos da Copa.
Em casa, apóia o projeto de lançamento, ainda este mês, da banda de rock Meteora, de Fábio Duarte, o namorado que deixou a equipe dela para dedicar-se à própria carreira. É uma aposta da mesma gravadora de Ivete, a Universal.
Quente
Calypso para alguns, coisa de brega para outros, não importa como se defina o som e o estilo que saíram do Pará para o Brasil, pois o fato é que a banda pioneira nisso está entre as que mais vendem discos, mais arrastam multidões a shows e mais dão audiência aos programas de tevê dos quais participam.
A Banda Calypso, do casal Chimbinha e Joelma, foi destaque das paradas em 2005. Com uma história de luta para atingir a fama, a banda criada em 1999 se consolidou, chegando a 2006 com o reconhecimento de sua condição de verdadeiro fenômeno de vendas e público.
Já vendeu em torno de 5 milhões de cópias com oito CDs e dois DVDs e estimula o surgimento de novos grupos para o caldeirão de ritmos que forma o tal calypso, fortíssimo na Região Norte. Ska, iê-iê-iê, rock, folk, country, lambada e ritmos próprios do folclore paraense dão ao estilo duas grandes referências que agradam ao brasileiro: animação e sensualidade.
De volta
Fábio Jr. entra em 2006 com a satisfação de quem manteve o reinado firme. Depois de um tempão sem fazer shows ou lançar discos, Flávio Airosa Correia Galvão estourou em vendas e rádios no que passou.
Ganhou também vários prêmios com o som Alma gêmea, de abertura da novela global que tem esse nome, que ele já havia apresentado ao público anos antes, sem sucesso.
Namorando há três meses uma socialite paulista, Fábio oficializou este ano o divórcio de Patrícia de Sabrit, e morreu de ciúmes em público das cenas de sedução que a filha Cleo Pires viveu com Édson Celulari na novela América.
Prata da casa
Curitibana de 23 anos, Marjorie Estiano estourou em 2005. O CD lançado na esteira do sucesso da interpretação de uma cantora na novelinha Malhação garantiu a ela vários prêmios como revelação e passa longe da marca de 125 mil cópias que já lhe garantiu o disco de platina.
Confiante no sucesso da nova estrela, o DVD do show já foi lançado, em fins de novembro, com 25 mil cópias para render um ouro para o produto. O vídeo apresenta como extras as versões acústicas de Você sempre será e So easy, além das cenas de bastidores da produção.
Acidente envolvendo motociclista, que se saiu mal da situação e decidiu processá-la, foi um bom porém, mas não ofuscou o ano da jovem, que agiu corretamente ao prestar socorro.
Chorões
Apresentados um ao outro por ninguém menos que o cantor Leonardo, Bruno e Marrone completaram os 18 anos de dupla ocupando os primeiros lugares dos rankings de vendas e músicas mais tocadas.
Choram as rosas, do CD Meu presente é você é considerado um dos mais belos trabalhos apresentados ao público pelos sertanejos românticos de Goiânia, que receberam um Grammy em 2002.
Aproveitando a boa fase para inovar, eles lançaram CD junto com a Banda Calypso, e Marrone, depois de 11 anos de convivência, finalmente casou com Sinara de Castro, com quem teve Mayara, de 2 anos.
Festeiro
O cantor Latino aproveitou o super-sucesso de Festa no apê para lançar Latino ao Vivo 10 anos. Pra quem não sabe, a tal festa que bombou nas rádios durante o ano é uma versão da música Dragostea din tel, que foi hit do verão europeu, o levou em turnê pelos Estados Unidos e o mantém na mídia.
Com uma baita casa em condomínio fechado para receber a filharada, Latino reviveu em 2005 os bons tempos de badalação que conheceu com a fama na época em que foi lançado, em 94, quando vendeu mais de 600 mil cópias com Me leva e Só você.