O sucesso das bandas paranaenses no cenário nacional parece finalmente ter chegado. Apesar de grupos mais antigos já terem demonstrado o valor e a qualidade do som produzido no Estado, somente agora o reconhecimento é maior. Prova disso é a quantidade de indicações de paranaenses em grandes premiações, como o Prêmio Multishow, da emissora de mesmo nome, que aconteceu no último dia 6, ou Vídeo Music Awars, da MTV, que será realizado em 20 de outubro.

continua após a publicidade

Para o professor de Produção Musical da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maurício Dottoni, a ascensão das bandas curitibanas se deve principalmente ao enfraquecimento da indústria fonográfica nos últimos anos. “Enquanto a indústria ditava o que as pessoas tinham que ouvir, as bandas daqui ficavam de fora, mas agora, com uma liberdade maior de divulgação, impulsionada pela internet, todo mundo tem chance”, comenta. Aliados ao avanço da internet, ainda estão a melhor qualidade do material produzido no Paraná e a perda de importância do nacionalismo na música. “Além de ser uma época mais simpática aos paranaenses, a música brasileira em si mudou muito. Antes, a música tinha uma ligação muito forte com questões regionais, todo mundo pensa no Rio de Janeiro quando se fala em bossa nova, por exemplo, e o Paraná não participou disso. Mas agora, como esse movimento nacionalista acabou e surgiu uma tendência mais urbana, há mais chance para o pessoal daqui se projetar”, completa.
Ana Carolina Bendlin

Nevilton

Mas não é só em Curitiba que despontam os novos talentos da música paranaense. Originado em Umuarama, no interior do Estado, o grupo Nevilton também acaba de ser agraciado com um dos prêmios do Multishow. A banda foi escolhida pelo júri na categoria Experimente. Além disso, o lançamento de seu primeiro CD tem recebido boas críticas nacionais.

O músico e compositor Nevilton de Alencar, que também “empresta” seu nome à banda, acredita que seu grupo, assim como outros paranaenses, faz parte de um momento mais propício à música produzida no Estado. “O ‘rock do sul’ não é mais feito só pelas bandas gaúchas, igual muita gente é acostumado a pensar. Hoje temos outras bandas paranaenses que rodam todo o país mostrando trabalhos consistentes em diferentes vertentes… isso é lindo!”, comemora. (ACB)

Sabonetes

continua após a publicidade

Outro concorrente da categoria Experimente do Prêmio Multishow, mas para votação do público, os Sabonetes, apesar de não terem conquistado o troféu, também são dignos de menção quando se fala em bandas paranaenses que estão fazendo sucesso fora do estado. O grupo, nascido no curso de Comunicação Social da UFPR, também tem clipe aparecendo nas emissoras de TV – com a música Hotel – e é cortejado por muitas cidades para shows.

A vontade de fazer música interessante e verdadeira foi o principal motivo para a banda ter conseguido destaque no cenário musical nacional, segundo o vocalista e guitarrista do grupo, Artur Roman. “Acredito que fazemos a musica que gostamos da forma que queremos e agora o resto do Brasil começou a enxergar o que acontece em Curitiba. A cidade tem as melhores e mais criativas bandas do país atualmente”. (ACB)

A mais bonita

continua após a publicidade

A queridinha do momento em Curitiba, no entanto, é A Banda Mais Bonita da Cidade. Depois do sucesso e repercussão do clipe de Oração, o grupo está sendo assediado para shows em praticamente todas as regiões do país e o que era uma simples diversão virou coisa séria. “Antes do vídeo, não tínhamos feito muito shows, nunca foi uma prioridade para ninguém, mas agora mudamos bastante nossa rotina para atender todos os pedidos&rdqu,o;, conta o baterista da banda, Luis Bourscheidt.

O vídeo rendeu, inclusive, a indicação para o prêmio de Melhor Webclipe no VMB. “A gente deve tudo à internet por ser nossa ferramenta mais básica e importante de divulgação e é uma honra muito grande sermos indicados para uma categoria como essa. Foi esse clipe que despertou o interesse do público por todo o nosso trabalho”, avalia. (ACB)

Copacabana

Com músicas em inglês muito próximas ao indie rock, a banda parece ter conquistado mesmo o pessoal mais alternativo. Além de ter um clipe passando frequentemente nas emissoras de televisão voltadas à música – “Just Do It” -, ela acaba de ser escolhida como Melhor Grupo pelo júri do Prêmio Multishow. Os curitibanos também concorrem ao prêmio de Melhor Capa no VMB.

Para o baixista Tile Douglas, o sucesso se deve a “muito trabalho, empenho e dedicação” e “uma boa pitada de sorte”. O prêmio do Multishow representa um grande passo para o reconhecimento do trabalho da banda, mas parte da torcida também vai para o da MTV. “Espero que a gente ganhe porque a capa realmente ficou linda, uma verdadeira obra de arte do Rimon (Guimarães). Mas se não ganhar tudo bem, acho que a indicação já valoriza o trabalho de todos”. (ACB)

Poesia

Estrela Ruiz Leminski lança o livro “Poesia é Não”, amanhã, no Paço da Liberdade em Curitiba. A filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz, é também, musicista e compositora e apresenta um pocket show, mostrando algumas de suas composições, hoje à noite, a partir das 20h, na FNAC do Shopping Barigui.

Sobe o som

Victor e Leo mostram hoje a música “Amor de Alma”, que também dá nome ao CD que os irmãos lançamna segunda quinzena de outubro. Os músicos foram os responsáveis pela produção, arranjos e todo o processo de finalização do projeto. Ouça um trecho da canção no site http://soundcloud.com /sonymusic/ victor-leo-amor-de-alma-teaser

Ponta de estoque

Nos dias 06, 07 e 08 de outubro acontece a 12.ª Feira Ponta de Estoque de Multimarcas, no Buffet Ilha do Mehl (Rua Emílio de Menezes, 697). Consagrada como a primeira grande feira de descontos da cidade, o evento reúne vários expositores com marcas de alto padrão que oferecem desconto de até 70%. Os produtos à venda são moda masculina, feminina e infantil, além de calçados, acessórios e cosméticos. A entrada será gratuita.

Leitura

Destaque para a literatura na quarta-feira (28) quando o projeto “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” apresenta no teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280), às 20h, leituras de obras do alemão Heinrich von Kleist e do espanhol Enrique Vila-Matas. A sessão tem direção de Flávio Stein, mediação de José Castello e conta com a música de Marcelo Torrone.

De Kleist será lida a obra “Marquesa d’O e outras estórias”, que compila cinco novelas, seis histórias curtas e dois ensaios. De Vila-Matas a obra escolhida foi “Suicídios Exemplares”.

Um livro não-didático vale um ingresso.

Gabriela, a outra

Walcyr Carrasco entregou o último capítulo de “Morde & assopra” à produção da novela e já trabalha em “Gabriela”, seu próximo projeto. O autor vai adaptar o livro de Jorge Amado para a faixa hoje ocupada por “O Astro”.

A novela vai ao ar no ano que vem na Globo e terá direção de núcleo de Roberto Talma, que também cuida de “O Astro”. Walcyr não ,fará um remake, nem pretende usar a novela estrelada por Sonia Braga em 1975 como inspiração. Ainda não há elenco escalado.

Moda de rua

Camila Alves, modelo brasileira que faz sucesso em todo mundo e mulher do ator americano Matthew McConaughey, será a estrela do desfile que a grife Mandi fará no dia 1º, a céu aberto, na rua Amauri, em São Paulo. A via será fechada desde as 14h, com apresentação de DJs e painéis sobre moda.

Memória

Arnold Schwarzenegger está escrevendo um livro de memórias sobre a sua improvável história de vida, de campeão de fisiculturismo nascido na Áustria a astro de Hollywood e governador da Califórnia. Em maio ele anunciou ter se separado da mulher, Maria Shriver, após admitir ter tido um filho fora do casamento.