Embora o tema dos preços dos ovos de Páscoa já tenha sido abordado nesta coluna anteriormente, parece que neste momento – nem tanto em razão da aproximação da data – e mais pelos estratosféricos preços que os produtos têm sido vendidos no mercado, inclusive com a oferta de parcelamento ganhando destaque, novo alerta aos consumidores se mostra especialmente prudente.

continua após a publicidade

E, como não poderia deixar de ser, as crianças são sempre o alvo mais fácil, especialmente em relação aos ovos de Páscoa que trazem os famosos brinquedos. Um ovo de 170 gramas, de uma personagem famosa, por exemplo, está sendo vendido no mercado por até R$ 40,49.

Com esse mesmo valor, é possível comprar quase oito barras de chocolate com o mesmo peso do ovo cada uma, o que sem dúvida, é muito mais vantajoso, pois o consumidor leva pra casa aproximadamente 1,3 quilo do produto.
É preciso, portanto, aproveitar o momento e ensinar a criançada que é tempo de economizar e essa atitude pode ser tomada desde cedo, com a devida orientação dos pais. Mostrar para filhos que é possível, com o valor que se compraria uma quantidade pequena de chocolate, levar um “montão”, como eles diriam, é fundamental para o aprendizado de todos.

E mais: dá para ensinar ainda os pequenos a negociar. Abrindo mão de uma ou duas barras de chocolate, o dinheiro que sobra dá para comprar o desejado brinquedo. Em tempos crise e de colocar os pés no freio, é preciso enxergar oportunidades de fazer o dinheiro render. Essa é uma delas.

continua após a publicidade