Vai alugar na praia?

Nesta época do ano, muitos veranistas procuram casas ou apartamentos no Litoral para alugar e aproveitar as férias.

Normalmente, os imóveis são anunciados na internet e poucas pessoas tomam o cuidado de verificar as reais condições antes de fechar o negócio. O ideal seria fazer uma visita para verificar se as condições oferecidas correspondem à realidade, mas nem sempre isso é possível.

É muito comum os anúncios trazerem informações dando conta de que os imóveis são próximos à praia, padarias, mercados, farmácias, etc. Mas quando o inquilino chega verifica que o “perto”, não é tão perto assim e que a estrutura disponível é insatisfatória.

Para evitar aborrecimentos, alguns cuidados devem ser tomados, tais como guardar os anúncios, fotografias e eventuais e-mails trocados com o proprietário. Tal documentação possibilita, se for o caso, uma posterior reclamação.

Além disso, é comum, nas locações para temporada, as casas ou apartamentos serem entregues mobiliados e com utensílios, como camas, colchões, geladeiras, televisores e ar condicionado. É imprescindível que, no ato do recebimento das chaves, o inquilino verifique e anote com detalhes o estado dos bens que estão no imóvel e guarde uma cópia.

É importante também conferir e anotar o estado geral do imóvel, como vidros quebrados, furos e riscos em paredes, funcionamento das tomadas e torneiras, entre outros.

Tais providências são importantes, pois, no momento da devolução das chaves, o imóvel e os utensílios devem estar nas mesmas condições em que foram entregues ao inquilino e eventuais estragos certamente serão cobrados.

Outra dúvida que sempre aparece é se é possível cobrar o aluguel adiantado. E a resposta é sim! Nas locações para temporada, que não ultrapassam 90 dias, o proprietário pode exigir que o inquilino pague o aluguel antecipadamente. Mas sempre é possível negociar. Logo, aconselha-se que o inquilino não pague integralmente os valores do aluguel até poder verificar o imóvel.

Embora a legislação permita também ao proprietário exigir outras modalidades de garantia, tais como fiança ou seguro-fiança, esta prática é pouco comum nestas situações.Estas dicas básicas, se seguidas, certamente garantem férias tranquilas.