Ter os documentos e cartões de crédito ou débito furtados certamente é uma imensa dor de cabeça para qualquer cidadão. Além do trabalho de ter que fazer nova documentação, há o perigo da utilização dos cartões por terceiros.

continua após a publicidade

Se isso ocorrer, alguns cuidados que devem ser tomados imediatamente para evitar que prejuízos maiores ocorram. A providência mais importante é a comunicação à administradora de cartões sobre a ocorrência do furto ou roubo. Não deixe de pedir um número de protocolo e anotar a data e o nome do atendente que fez o registro.

A informação deve ser feita o mais rápido possível. Por isso, é importante que os cartões sejam sempre guardados em local seguro.
Além disso, as senhas nunca devem ser deixadas em local de fácil acesso, como anotadas no próprio cartão ou em local próximo na carteira, situação mais comum do que se imagina.

A escolha das senhas deve ser cuidadosa e devem ser evitadas datas de nascimento e senhas com repetição de números, por exemplo.

continua após a publicidade

E há também cuidados que devem ser tomados no momento da utilização do cartão. Se possível, é bom evitar que o mesmo seja manipulado por estranhos. Assim, o consumidor deve sempre inseri-lo e retirá-lo da maquineta. Se isso não for possível, é importante conferir se não houve a troca do cartão no momento da devolução. São pequenos cuidados que podem, com certeza, pelo menos minimizar o incômodo que essas situações trazem.