Com a aproximação do final de ano, muitos consumidores planejam utilizar o 13º salário para fazer reformas em suas casas e, como em qualquer relação de consumo, é preciso observar alguns cuidados, evitando incômodos desnecessários.

continua após a publicidade

O primeiro deles é avaliar se realmente é possível fazer o investimento nesse momento. Esse cuidado é fundamental, pois um bom planejamento evita um eventual endividamento.

Caso o consumidor não disponha de todo o valor naquele momento, é possível a utilização de linhas de crédito que são específicas para reformas. Mas é preciso ter atenção, pois em qualquer empréstimo sempre há a cobrança de juros.

Além disso, outro ponto importante diz respeito à escolha do prestador de serviços. Contratar no “escuro” é sempre um risco, sendo prudente buscar informações com conhecidos e, se possível, visitar outras obras já realizadas pelo prestador.

continua após a publicidade

É preciso lembrar que o orçamento é obrigatório e que o prestador de serviços deve entregá-lo por escrito. No documento, deverão constar as datas de início e término dos serviços, os materiais que serão utilizados, além da forma de pagamento. É sempre bom evitar fazer o pagamento integral do serviço de uma só vez!

A compra do material que será utilizado também requer cuidados e o ideal é que haja a orientação de um profissional. Comprar material em excesso ou com prazo de validade curto ou a vencer, como no caso de cimento que pode empedrar, por exemplo, significa prejuízo certo.

continua após a publicidade

Se a reforma envolver material hidráulico e elétrico, é necessário também buscar orientação junto a pessoas especializadas, pois existe muita variedade no mercado e nem sempre os produtos de menor valor são seguros.

E o mesmo ocorre com cerâmicas, pisos e azulejos. Nesses casos, é sempre aconselhável comprar uma quantidade um pouco maior, pois há o risco de quebras de algumas peças, então é bom ter uma pequena reserva.

São etapas que, se observados, certamente garantirão uma boa reforma e sem dor de cabeça.