Reclamar pela internet? É possível!

Ao enfrentar problemas nas relações de consumo, como produtos que apresentam defeitos, cobranças indevidas, não entrega da mercadoria pelo fornecedor, muitos consumidores simplesmente deixam de reclamar.

E as razões são várias, sendo falta de tempo a alegação mais comum. Existem ainda aqueles consumidores que não reclamam porque acham que não vale a pena o “incômodo”.

É verdade que nos dias de hoje ninguém tem tempo a perder e o tempo gasto com reclamações, muita vezes é o tempo destinado ao lazer, descanso ou passeio. Logo, é um tempo valioso. Mas deixar de reclamar, sem dúvida, não é uma boa opção.

Além disso, pesquisas mostram que a maioria dos consumidores prefere resolver suas reclamações diretamente com o fornecedor, de forma rápida, utilizando-se, por exemplo, das redes sociais.

Pensando nesse “novo consumidor”, foi disponibilizada, a partir junho deste ano aqui no Paraná, a plataforma de soluções de problemas de consumo chamada consumidor.gov.br, que foi construída pela Secretaria Nacional do Consumidor, em conjunto com os Procons.

Para reclamar, o consumidor deve fazer um cadastro na plataforma, informando seus dados pessoais, endereço físico e de e-mail e fones para contato. Após o cadastramento, receberá um login e senha que deverão ser utilizados sempre que quiser registrar suas reclamações.

A adesão por parte das empresas é espontânea e a plataforma já conta com mais de cem empresas participantes, entre elas empresas de telefonia, bancos, seguradoras, instituições financeiras, fabricantes de produtos, companhias aéreas, entre outras.

Fazer uma reclamação é um procedimento muito simples e rápido, e assim que o consumidor termina o registro, a reclamação é imediatamente enviada ao fornecedor, que tem o prazo de 10 dias para solucionar o problema apresentado. Após esse prazo, o consumidor faz a avaliação da solução, registrando se a mesma foi atendida ou não pela empresa.

Esse novo serviço público, que está à disposição de todos os cidadãos, de forma fácil é prática, possibilita ao consumidor reclamar de onde estiver, pelo seu computador, tablet ou smartphone, bastando acessar www.consumidor.gov.br.

E, claro, além de facilitar a vida de todos nós, tem como objetivo levar a cidadania para perto do consumidor.