Procure seus direitos

Levante a mão o consumidor que, ao tentar efetuar uma reclamação em relação a um produto que apresentou problema, nunca ouviu a seguinte frase: “vá procurar seus direitos, pois eu só vendi e quem tem que resolver é o fabricante”.

Essa reposta, espécie de senso comum entre os comerciantes ou lojistas, contraria o que determina do Código de Defesa do Consumidor e, claro, os direitos dos clientes.

De acordo com a legislação, todos os fornecedores que compõem uma determinada cadeia produtiva são responsáveis perante o consumidor. É a chamada responsabilidade solidária prevista no CDC.

E essa forma de responsabilização de todos os fornecedores, como o fabricante, o comerciante, e até mesmo a assistência técnica, buscou exatamente garantir os interesses dos consumidores, evitando com que os mesmos fiquem à mercê de discussões sobre quem deve solucionar o problema apresentado.

Logo, se o cliente reclamar na loja, o gerente ou responsável deverá solucionar o problema ou providenciar a solução, enviando ou encaminhando o produto para a assistência técnica, ao contrário do que normalmente vemos acontecer.

E o consumidor deve ficar atento, e reclamar sempre que houver descaso ou recusa por parte dos comerciantes, pois a lei é clara e deve ser cumprida.

Além disso, o consumidor deve sempre anotar a data e o nome de quem recusou o atendimento, pois esses dados podem ser muito úteis caso precise procurar os órgãos de defesa do consumidor.