Problemas com operadoras de telefonia? Com TV por assinatura? Quem nunca? Pois é, difícil conhecer um consumidor que nunca tenha se visto às voltas com uma reclamação em relação à sua prestadora de serviços.
De acordo com dados extraídos do site do Procon-PR, do aplicativo Procon-PR em Números (http://www.procon.pr.gov.br/modules/consultas_externas/index.php?cod=1), os quatro primeiros lugares no ranking de atendimentos realizados em 2019, estão ocupados por operadoras telefonia.
E, para facilitar a vida do cidadão, que precisa resolver uma reclamação, o órgão de defesa do consumidor realiza até o dia 15 de novembro a Quinzena da Solução de Reclamações contra Operadoras de Telefonia e TV por Assinatura.
O objetivo da ação é divulgar a plataforma consumidor.gov.br, serviço que possibilita o consumidor reclamar sem precisar se deslocar, podendo fazê-lo pela internet, através de aplicativo.
A plataforma, que está disponível desde 2014 e conta com a participação das operadoras de telefonia, tem apresentado índices de resolutividade bastante significativos e que ultrapassam 90%.
Além das operadoras de telefonia, o consumidor pode também registrar sua reclamação contra vários outros fornecedores, que vão desde bancos, varejo de rua, planos de saúde, comércio online, entre outros.
A plataforma consumidor.gov.br é, sem sombra de dúvida, um instrumento que facilita a vida do consumidor. O desafio é fazer esse canal chegar em suas mãos.