Posso acompanhar?

Esse é o desejo – podemos arriscar dizer – se não de todos, pelo menos da maioria das pessoas que gosta ou tem animais domésticos, como cães e gatos.

Como nem sempre é possível ou fácil dar banho nos bichinhos em casa, muitos consumidores optam por contratar os serviços dos chamados pet shops, que são empresas especializadas em banho, tosa, venda de rações e produtos para uso animal.

Poder acompanhar a realização do serviço de banho significa, sem sombra de dúvida, um alívio para os donos e, a partir de agora, em razão da lei estadual 17.949/14 que entrou em vigor recentemente, isso será possível.

De acordo com a lei, tosa e banho somente poderão ser realizados em locais que possibilitem aos clientes e visitantes do estabelecimento a visão total do que está sendo realizado. Na prática, o consumidor poderá ver como seu animal é tratado e como é o manuseio do mesmo pelos funcionários do prestador de serviços.

Além disso, dentro do prazo de 2 anos a contar da entrada em vigor da lei, ou seja, até 2016, os fornecedores deverão providenciar a instalação de sistema de câmeras que filmem os serviços prestados e que permitam o acompanhamento pelos clientes através da internet. Isso representa mais uma segurança tanto para o consumidor, como para o próprio fornecedor.

As filmagens deverão ainda ser armazenadas pelo período de seis meses e disponibilizadas ao consumidor, caso o mesmo solicite. E, caso o prestador de serviços deixe de cumprir as regras previstas, está sujeito à multa de R$ 10 mil.

As medidas trazidas pela nova lei são importantes, pois não são raros os casos em que animais são maltratados, machucados ou até mesmo perdidos quando deixados em alguns estabelecimentos.

Outras dicas são também importantes, tais como verificar as condições de limpeza dos locais onde o banho, a secagem e a tosa são realizados; se não existe acúmulo de pelos, urina ou fezes nestes ambientes; se os materiais utilizados, como escovas, pentes, toalhas e tesouras são devidamente higienizados e ainda se existem locais adequados onde o animal aguarda o atendimento ou o seu dono.

Ficar de olho nos nossos direitos é fundamental e, neste caso, qualquer dano causado a um bichinho de estimação atinge muito mais do que mero patrimônio. É uma vida colocada sob a confiança e isso não tem como ser ressarcido.