O sonho da casa própria

Na lista de sonhos de qualquer consumidor, comprar a casa própria certamente está entre os primeiros. E não é pra menos, pois nada melhor do que ter a segurança de morar em um imóvel próprio. Mas nem sempre o consumidor tem o dinheiro disponível para comprar a casa própria pagando à vista, e muitos têm que recorrer aos financiamentos para a realização desse sonho.

E, na compra de um imóvel, o cuidado precisa ser redobrado, pois os valores envolvidos são altos e o compromisso envolve prazos longos, muitas vezes para a vida inteira. É importante, portanto, começar comprando um imóvel pequeno, cujas prestações estejam dentro do orçamento, trocando-o mais tarde por outro maior e melhor, pois além das prestações do financiamento, existe ainda o condomínio, que deverá caber no bolso.

Há também outros valores que devem ser considerados no momento da compra, tais como impostos para transferência do imóvel e despesas com cartório.

O consumidor precisa ficar atento, pois é comum, em imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) a cobrança de seguro junto com o valor da prestação – o chamado seguro habitacional. No entanto, o mutuário não pode ser obrigado a contratar o seguro diretamente com o agente financeiro ou com seguradora indicada por esse. Na prática, significa dizer que o consumidor pode contratar o seguro com qualquer seguradora que lhe ofereça melhores condições, sob pena de se caracterizar a venda casada, prática que contraria o Código de Defesa do Consumidor.

Outro ponto importante é a localização da nova casa, pois imóveis distantes significam custos com transporte e tempo de deslocamento. Da mesma forma, é importante verificar a infraestrutura próxima, como supermercados, farmácias, escolas e hospitais, entre outros.

Cuidado importante e que não deve ser esquecido, especialmente em se tratando de imóveis usados, é exigir a apresentação de toda a documentação referente ao mesmo, especialmente as certidões negativas de débitos, quitação de despesas com energia e água, bem como dos condomínios anteriores. E claro, fazer uma minuciosa vistoria, verificando as condições das instalações elétricas e hidráulicas, a presença de rachaduras em paredes ou a existência de vazamentos.

São cuidados importantes, que ajudam na construção do sonho da casa própria.