Muitos trabalhadores já estão recebendo o 13.º salário e é preciso, nesse momento de crise e desemprego, planejar minuciosamente o que fazer com esse dinheiro extra, afinal não está fácil para ninguém.

continua após a publicidade

Claro que os presentes de Natal estão no topo da relação e do desejo dos consumidores, mas ter prudência e fazer uma lista de prioridades é fundamental.

A primeira dica é anotar os débitos pendentes. Dívidas em atraso devem ser priorizadas para evitar o pagamento de mais juros e encargos. Além disso, muitos credores estão dispostos a negociar. Logo, se a quitação for à vista podem ser conseguidos consideráveis descontos.

O segundo passo é destinar parte do dinheiro aos presentes. E aqui também cuidados devem ser tomados. Fazer uma lista de quantos presentes é preciso comprar pode ser um bom começo.

continua após a publicidade

Com a lista feita, é hora de decidir quanto é possível gastar com cada presente a ser comprado. Pesquisar preços e condições de pagamento também é fundamental e mais do que isso, é importante lembrar que compras parceladas incluem juros. Portanto, comprar à vista é sempre mais vantajoso e o consumidor não deve esquecer de pechinchar. Sempre.

Se sobrar dinheiro, o ideal é guardar. Não esqueça que 2017 já está aí e com ele as sabidas despesas de início de ano. Que não são poucas.

continua após a publicidade