Os mutirões de negociação de dívidas entre instituições financeiras, bancos e consumidores estão cada vez mais comuns.

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Alguns deles são realizados diretamente entre fornecedor e clientes. Já outros, têm a intermediação de órgãos de defesa do consumidor, como os procons, por exemplo. Há ainda aqueles que são realizados pelos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.

Não há dúvida que esses eventos são relevantes, pois permitem aos consumidores colocar sua vida financeira em ordem.

E, desde ontem, em razão da realização da 3ª. Semana de Educação Financeira, começou um mutirão de renegociação de dívidas em todo o país, que de maneira inédita permite a negociação de débitos pela plataforma www.consumidor.gov.br.

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A novidade é que neste ano poderão negociar dívidas, além e pessoas físicas, também os microempreendedores individuais (MEI).

Além disso, durante os atendimentos que acontecerão exclusivamente pela Internet, os consumidores receberão orientações de como manter sua vida financeira saudável, evitando desta forma uma nova situação de endividamento o que é muito preocupante especialmente nesse momento de incertezas na economia.

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Procurar ajuda é sempre importante e não há dúvida quanto a credibilidade dos órgãos de defesa do consumidor neste processo de intermediação, seja pelo atendimento direito ao consumidor, seja através de plataformas que proporcionam a solução de conflitos como o consumidor.gov.br. Aos fornecedores cabe o desafio que solucionar diretamente as reclamações de seus consumidores. Que caminhemos para isso.