Com a aproximação do início das aulas, muitas escolas já estão entregando para os pais e alunos as listas do material que será utilizado durante o período letivo. E começam também a surgir dúvidas e as principais delas são em relação ao tipo de material solicitado, bem como a quantidade pedida para cada item.

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Essas dúvidas são absolutamente compreensíveis já que nem sempre, nós, consumidores, estamos habituados ou conhecemos com profundidade quais são as atividades realizadas no ambiente escolar.
Caso haja questionamentos, é preciso que o consumidor saiba que é seu direito buscar informações e dever das escolas fornecê-las. Além disso, os estabelecimentos escolares devem esclarecer minuciosamente – se solicitado – em quais atividades pedagógicas o material, com as respectivas quantidades, será utilizado.

É preciso ficar atento ainda, pois as escolas não podem impor marcas ou indicar locais para a compra dos materiais, ficando a escolha a critério do consumidor, que deve buscar os melhores preços e condições de pagamento.

Além disso, o material pedido nas listas não precisa ser entregue de uma só vez. Assim, os pais podem comprá-los na medida em que as atividades forem sendo realizadas. Isto é importante, pois além de não precisar dispor do dinheiro de uma só vez, os pais podem acompanhar o desenvolvimento de seus filhos na escola.

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