Liquidações de início de ano

Passado o período de festas, muitas lojas de rua, shopping centers e até mesmo os fornecedores que atuam no comércio eletrônico realizam as chamadas liquidações de início de ano. Nesse momento, muitos produtos são anunciados com atrativos descontos, que podem realmente ser interessantes. Mas há alguns cuidados devem ser tomados pelo consumidor.

E o primeiro deles é avaliar se realmente o preço oferecido está abaixo do que vem sendo praticado pelo mercado em relação àquele produto, pois isso nem sempre acontece. Além disso, é preciso verificar a necessidade de aquisição do bem neste momento, especialmente se a compra envolver financiamentos, o que certamente resultará no pagamento de juros.

Comprar à vista é sempre a forma ideal de pagamento. Além do consumidor não começar o ano com dívidas, as compras à vista facilitam a negociação de mais descontos. Se a opção for o pagamento com cartão de crédito, o preço cobrado pelo produto tem que ser o mesmo caso a compra fosse paga à vista, em cheque ou dinheiro.

Muitas vezes, os produtos em liquidação são vendidos com pequenas avarias, como riscos, amassados, furos, manchas, como no caso de roupas ou sapatos, por exemplo. Nestas situações, se o fornecedor informar previamente a existência das mesmas, o consumidor não poderá reclamar posteriormente. Portanto, é preciso ficar de olho.

Esses pequenos cuidados, se observados pelo consumidor certamente vão evitar muita dor de cabeça. Afinal todos nós merecemos começar o ano com tranquilidade.