Se há algo que dá medo em qualquer consumidor, ou pelo menos deveria dar, é jogar fora recibos ou comprovantes de pagamentos. Afinal, um dia eles podem ser necessários.

continua após a publicidade

Guardar os recibos de pagamento é realmente importante, pois são a prova de que as contas foram quitadas. E, de preferência, devem ser guardados de maneira organizada de modo a facilitar a sua localização, se preciso for.

É importante lembrar também que é possível, sim, fazer aquela limpeza anual, momento em que jogamos fora papéis, recibos e comprovantes que não têm mais utilidade.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que não sejam descartados documentos importantes. Para que isso ocorra, devemos ficar atentos, pois os fornecedores de serviços públicos ou privados são obrigados a enviar aos consumidores a chamada declaração de quitação anual de débitos.

continua após a publicidade

Esse documento, que deve ser enviado no mês de maio de todos os anos, deve conter informações sobre os débitos quitados de janeiro a dezembro do ano anterior. Em maio de 2014, por exemplo, os consumidores receberão a declaração de quitação das contas de luz, água, plano de saúde, cartão de crédito, entre outras, que foram pagas no ano de 2013.

E, claro, a declaração somente será enviada se todos os débitos estiverem quitados. Ainda de acordo com a lei, se o consumidor não tiver utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, terá direito à declaração de quitação dos meses em que houve faturamento, ou seja, dos meses em que o serviço foi prestado.

continua após a publicidade

E nem sempre a declaração é enviada em documento separado, podendo a informação constar na fatura do mês. Portanto, fique de olho e leia todos os campos da fatura, observando se a mesma foi recebida.

Com o recebimento da declaração de quitação anual de débitos, onde deve constar a informação comprovando a quitação dos débitos do ano a que se refere, ou seja, 2013, e ainda dos anos anteriores, o consumidor pode ficar tranquilo e reorganizar seus documentos e gavetas. Pois, afinal, poderá substituir, no mínimo 12 documentos por um. É segurança, economia de espaço e tempo na certa!