Férias no litoral

Foto: Pixabay

Mesmo nesta época de crise e com o orçamento apertado, muitos curitibanos estão descendo para o litoral não só do Paraná, mas também de outros estados em busca de sossego para a virada do ano e para as esperadas férias de verão.

Ficar em hotéis pode ser uma boa opção, mas isso nem sempre é possível em razão dos custos que são altos, e também pela inexistência de vagas, pois muitos veranistas acabam deixando as reservas para a última hora.

Se a opção for pela locação de um imóvel, alguns cuidados devem ser tomados. E o primeiro deles é guardar todo o material publicitário, pois são comuns as reclamações de que as casas ou apartamentos em nada correspondem ao que foi anunciado.

Da mesma forma, é prudente verificar se há, nas proximidades, boa infraestrutura, como mercados, panificadoras, farmácias, entre outros. É preciso saber ainda que em se tratando de locação para temporada, as casas ou apartamentos podem ser entregues mobiliados e com utensílios, como camas, colchões, geladeiras, televisores, ar condicionado, entre outros. É imprescindível que, no ato do recebimento das chaves, o inquilino verifique e anote com detalhes o estado dos bens que estão no imóvel e guarde uma cópia.

É fundamental ainda conferir e anotar o estado geral do imóvel, como vidros quebrados, furos e riscos em paredes, funcionamento das tomadas e torneiras, etc. Tais providências são importantes, pois, no momento da devolução das chaves, o imóvel e os utensílios devem estar nas mesmas condições em que foram entregues ao inquilino e eventuais estragos causados durante a locação certamente serão cobrados.

Por fim, é preciso estar atento, pois nas locações para temporada, o aluguel pode ser cobrado adiantado. Mas sempre é possível negociar. Logo, aconselha-se que o inquilino não pague integralmente os valores do aluguel até verificar as condições do imóvel.

Voltar ao topo