Economizar é preciso

Em momentos de crise como o que estamos vivendo, economizar se torna ainda mais importante e até mesmo imprescindível. O consumidor deve ficar atento. Pequenas cortes nos gastos podem fazer muita diferença no final do mês. Mas para saber onde cortar é preciso antes saber no que gastamos e existem algumas estratégias para isso.

A primeira delas é fazer uma planilha onde devem ser anotadas a receita e as despesas do mês. E isso vale para todos os integrantes da família, pois as rendas normalmente são somadas e os gastos divididos. Quanto as despesas, é importante que sejam anotadas de forma minuciosa e até mesmo os pequenos gastos devem ser lembrados, como aquele cafezinho na panificadora.

Com a planilha pronta, o consumidor pode fazer uma melhor análise de seus gastos e saber com precisão o que pode ser cortado ou reduzido. Se a predominância de despesas é com alimentação, é possível a substituição por marcas mais baratas e ainda há a opção de compras em dias de promoção em feiras e supermercados, especialmente de carnes, frutas e verduras.

Uma outra dica é reunir vizinhos e familiares para a compra de produtos em quantidade, atitude que pode resultar em bons descontos e economia. Gastos com vestuário também podem ser reduzidos com a realização de pequenos consertos e reutilização de roupas por irmãos e primos mais novos. Despesas com lazer também podem ser substituídas por passeios em parques e atividades gratuitas que comumente são realizados nas cidades. Colocando em prática essas novas atitudes, é possível aliviar o sufoco do dia
a dia.