A informação é um direito básico do consumidor e um dever do fornecedor. Em outras palavras, vale dizer que se o consumidor for bem informado, melhor e mais qualificada será a sua escolha.

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E o Código de Defesa do Consumidor é claro ao estabelecer que não é toda informação que satisfaz essa importante previsão legal.

Ao contrário, para que haja observância a esse direito fundamental, a informação tem que ser clara, precisa, ostensiva, prévia, adequada, suficiente, entre outros requisitos.

Na prática, significa que as informações devem efetivamente esclarecer o consumidor sobre todos os aspectos que dizem respeito ao produto ou serviço. E também levar em conta o público-alvo, ou seja, adequar a linguagem ao potencial consumidor, respeitando suas características.

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Todavia, isso nem sempre ocorre, pois não são incomuns as situações em que produtos são colocados no mercado sem informações mínimas, como no caso de alimentos, bebidas e cosméticos.

E isso é bastante grave. Vejamos o caso dos alimentos, por exemplo. A informação sobre a composição e ingredientes que fazem parte do mesmo é imprescindível pois existem pessoas que são intolerantes a determinados componentes – como os celíacos, que são alérgicos a glúten – e podem sofrer os chamados acidentes de consumo.

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E o mesmo ocorre com cosméticos, que devem trazer além da composição em seu rótulo, eventuais cuidados em sua utilização e forma de conservação.

E o Código de Defesa do Consumidor, ao determinar que o fornecedor tem o dever – na oferta e apresentação dos produtos (nos rótulos e embalagens) – de oferecer informações sobre a composição, forma de utilização, conservação, prazos de validade, procedência, entre outros, obriga ainda que as mesmas sejam disponibilizadas em língua portuguesa, mesmo que o produto seja importado.

Nesses casos, cabe ao importador prestar as informações exigidas pela legislação. O consumidor tem que ficar atento e por mais que a oferta seja tentadora não comprar produtos que não tenham informações, pois o barato pode sair caro.