Comemorar o Dia dos Namorados esse ano será especialmente desafiador em razão da crise econômica pela qual estamos passando. Em razão disso, os cuidados que tradicionalmente devem ser tomados pelos consumidores devem ser redobrados.

continua após a publicidade

A boa notícia é que muitos estabelecimentos, como restaurantes e motéis, estão fazendo promoções que podem ser uma boa pedida para a data.

Mas, se a escolha for pelo presente mais do que nunca, é preciso pesquisar, pesquisar e pesquisar.

Além disso, é imprescindível tomar cuidado com sites falsos que vendem produtos por preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado, pois a chance de não recebimento, especialmente de celulares e outros eletroeletrônicos, por exemplo, é certa.

continua após a publicidade

É importante também colocar na ponta do lápis quanto é possível gastar. E o ideal é não apelar para o cartão de crédito, a menos que o pagamento da compra possa ser realizado integralmente na data do vencimento da fatura. Evitar o endividamento é prudente e necessário, ainda mais agora.

Se a opção for por roupas ou calçados, é preciso perguntar – no ato da compra – quais as condições de troca caso os produtos não sirvam. Já se o presente for um perfume, é bom checar antes o gosto da pessoa amada, já que a chance de erro é grande, pois se trata de algo muito pessoal.

continua após a publicidade

E, claro, se a grana estiver muito curta o que vale mesmo é o amor, a cumplicidade e o carinho. Estes sim, presentes que todos queremos ganhar.