A Páscoa está chegando e muitos estabelecimentos já estão enchendo suas gôndolas com ovos de chocolate para conquistar os consumidores. São ovos coloridos, pequenos, grandes, com os personagens da moda, com brinquedos e surpresas e por aí vai! E são, sem dúvida, um atrativo irresistível para as crianças.

continua após a publicidade

Mas é preciso tomar alguns cuidados e o primeiro deles é fazer as contas e verificar quanto é possível gastar com os chocolates. Feito isto, é importante pesquisar preços, pois, sem dúvida, o consumidor encontrará diferenças significativas. E, claro, é bom evitar “financiar” a compra dos ovos, parcelando a conta no cartão de crédito.

Além disso, o consumidor deve verificar a procedência do produto, conferindo em sua embalagem a presença de informações nutricionais, prazos de validade, composição, quantidade de chocolate e condições de armazenamento.

Alguns consumidores optam por comprar chocolates e ovos artesanais, que podem ser mais baratos. E, mesmo nestes casos, todas as informações acima devem constar na embalagem.

continua após a publicidade

No momento da compra, é importante conferir também se o ovo não está quebrado ou amassado, e ainda se a embalagem não está furada ou violada, o que pode facilitar a contaminação e causar danos à saúde do consumidor.

Nós, consumidores, temos que ficar sempre atentos aos nossos direitos e devemos aproveitar a data para educar os nossos pequenos a economizar, mostrando que existem várias opções que podem e devem ser consideradas, pois algumas são bastante interessantes.

continua após a publicidade

Afinal, com o preço cobrado por um ovo de páscoa de 180 gramas, que pode ser encontrado no mercado por aproximadamente R$ 28, é possível comprar cinco barras de chocolate de 170 gramas cada! O que equivale a quase um quilo de chocolate! E, de quebra, ainda pode sobrar troco para comprar o brinquedo.