Ficar sem o telefone celular é uma situação inimaginável para a maioria das pessoas. Como sabemos, grande parte dos consumidores utiliza os planos pré-pago cuja recarga de créditos deve ser feita regularmente para que o serviço seja prestado.

continua após a publicidade

Nesses casos, como não há o recebimento de conta nem sempre os usuários conseguem fazer o controle minucioso de sua utilização. Ou seja, em quais serviços ou ligações os créditos foram consumidos.

É muito comum reclamações de consumidores que, ao carregar seus telefones, percebem que os créditos sumiram sem que houvesse utilização efetiva e quando buscam uma solução junto às operadoras são informados de que houve a contratação dos chamados serviços de valor adicionado.

Tais serviços, como horóscopo, piadas, informações sobre futebol e até mesmo sorteio de prêmios, são oferecidos por meio de mensagens de texto, com as opções “ok” ou “sair” caso o consumidor não queira contratar.

continua após a publicidade

Além da forma abusiva de contratação, já que as palavras “ok” e “sair” podem induzir o consumidor em erro, há aqueles também que oferecem a possibilidade de se concorrer a prêmios de forma “gratuita”, mas cobram valores que são descontados dos usuários.

É preciso ficar atento e de olho na utilização para evitar que haja cobrança indevida e utilização de créditos por serviços indesejados. Se acontecer, o consumidor deve procurar os órgãos de defesa do consumidor ou utilizar a plataforma www.consumidor.gov.br e exigir a devolução em dobro do que foi descontado indevidamente, conforme assegura o Código de Defesa do Consumidor.

continua após a publicidade