Comprar um carro novo é o sonho de muitos consumidores. Como nem sempre é possível realizar esse sonho, optar por um veículo usado pode ser uma excelente pedida.

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Mas, claro, nesses casos todo cuidado é pouco, e saber a procedência do carro é a primeira tarefa a ser feita. Além disso, é fundamental levar a um mecânico de confiança para que seja feita uma minuciosa verificação em itens segurança, motor, caixa de câmbio, parte elétrica, lataria, entre outros.

Mas, mesmo com todos esses cuidados, problemas podem aparecer conforme relatou uma consumidora que havia comprado um veículo usado no final de 2015 e alguns meses depois o bem apresentou um defeito na correia dentada.

Como o prazo de garantia do carro – que é de noventa dias, por se tratar de um produto durável já havia vencido – a compradora ficou em dúvida se poderia reclamar, já que o fato da correia dentada ter arrebentado causou vários problemas no motor do veículo, o que gerou um custo de aproximadamente R$ 2.000,00 para conserto.

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E a resposta pode ser positiva. É preciso ter em mente que o fato de um produto apresentar um defeito após ter vencido o prazo de garantia não impossibilita o consumidor de reclamar. Nesses casos, podemos estar diante de um defeito oculto, ou seja, que já existia antes da venda, mas se manifestou após a garantia.

É claro que o veículo deverá ser avaliado para que se verifique o que aconteceu realmente. Logo, o carro será submetido a um profissional que apontará o que causou o estrago no motor e, se houver a constatação de que a correia dentada estragou antes do prazo que deveria, o vendedor responderá pelos prejuízos sofridos pela consumidora.

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Apesar do incômodo que esta consumidora está tendo com seu veículo, ela foi cuidadosa e no momento da compra exigiu que o vendedor do carro desse por escrito informações sobre a quilometragem que a correia dentada deveria suportar já que – segundo a loja – a peça havia sido trocada. Ela foi prudente e cuidados como esse mostram que exigir dos fornecedores informações sobre o produto vendido podem evitar gastos desnecessários e facilitar a vida do consumidor.