Cuidado com a higiene

Poder almoçar todos os dias em casa é certamente o desejo de muitos de nós. No entanto, o corre-corre diário, o horário apertado e o local do trabalho, que nem sempre fica perto de casa, são empecilhos que acabam impedindo que isso aconteça.

E, para muitos consumidores, não há outra alternativa senão ‘comer fora‘ nos diversos restaurantes pela cidade.

As opções são muitas e é claro que existem excelentes lugares, que oferecerem comida de qualidade a preços acessíveis e justos.

Entretanto, é preciso que o consumidor fique sempre atento, e exija seus direitos no que diz respeito à higiene do estabelecimento, pois um alimento contaminado pode gerar diversos prejuízos, especialmente à saúde e até à vida.

De acordo com a legislação, os restaurantes e demais estabelecimentos comerciais que preparam ou vendem refeições na forma de buffet – em que o cliente serve seu próprio prato – são obrigados a providenciar a instalação de anteparos de vidro ou proteção acima dos balcões onde os alimentos ficam dispostos.

A medida, é claro, tem como objetivo garantir a higiene e segurança dos alimentos, evitando sua exposição direta a elementos externos.

Ainda de acordo com a lei, os anteparos ou proteção não poderão estar em altura superior a cinquenta centímetros e deverão ter largura suficiente para cobrir todos os pratos e alimentos dispostos no balcão.

E os estabelecimentos que descumprirem as regras estão sujeitos à multa e até mesmo à cassação de licença de funcionamento.

Portanto, é preciso ficar de olho, pois com saúde não se brinca!