Conta no banco de graça?

Nos dias de hoje, poucos consumidores arriscam guardar dinheiro em casa ou até mesmo sair com dinheiro vivo na carteira, optando pelo uso de cartões de crédito ou débito ou até mesmo de cheques.

E as razões são óbvias: temos conta em banco por questões de segurança e ainda por facilidades, tais como a possibilidade de pagamento de contas pela internet, débito automático das despesas mensais, acesso aos caixas automáticos para saques, pagamentos e depósitos, entre outras.

Poucos consumidores sabem, no entanto, que é possível utilizar alguns serviços bancários sem ter que pagar as famosas tarifas. De acordo com a legislação, os bancos são obrigados a oferecer um pacote de serviços gratuito, os chamados “serviços essenciais”, sem cobrar nada do consumidor. Mas a regra vale somente para contas abertas por pessoas físicas.

O pacote gratuito deve incluir um cartão na função débito, dez folhas de cheque e realização de até quatro saques por mês em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou saques em terminal de autoatendimento – os caixas eletrônicos.

Além disso, é direito do consumidor receber até dois extratos por mês em terminal de autoatendimento, fazer consultas ilimitadas pela internet e ainda duas transferências mensais entre contas da própria instituição bancária.

Para quem tem o hábito de fazer suas operações bancárias pela internet, situação cada vez mais comum, o pacote de serviços essenciais permite a realização de qualquer operação por meio eletrônico, desde que o contrato entre consumidor e fornecedor estabeleça este tipo de operação.

E claro que, para utilizar o serviço sem pagar nada, é preciso de um pouco de organização, mas a tarefa é bastante simples. Por exemplo, sacar dinheiro todos os dias, em regra, é desnecessário e toma tempo. Além disso, a maioria dos estabelecimentos aceita cartão de débito. Portanto, o pacote gratuito pode ser a medida certa para nós, consumidores, que não temos a necessidade de fazer movimentações diárias em nossas contas correntes. Vale a pena conferir!