Comodidade e perigos

Comprar pela internet sem precisar sair de casa é muito cômodo e prático. Além disso, existem ferramentas que possibilitam ao consumidor comparar os preços dos produtos em diversos estabelecimentos, bem como formas de pagamento, prazos de entrega, entre outros.

Porém, é preciso tomar cuidado, pois existem também muitas armadilhas que podem causar prejuízos… e dos grandes!

Antes de realizar qualquer compra, é preciso avaliar a necessidade da aquisição do produto. Isso é importante, porque muitas vezes nos deixamos levar pelas compras por impulso, o que pode resultar numa situação de endividamento.

Realizada essa avaliação, é hora de pesquisar preços e condições. Mesmo com a utilização das ferramentas de busca, deixamos de verificar preços em outros sites, ou até mesmo em lojas físicas.

Tomados esses cuidados, é imprescindível averiguar a reputação da loja: se existem reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e nas redes sociais e se o fornecedor possui também lojas físicas, pois isso facilita uma eventual reclamação.

De acordo com a legislação, as empresas que operam no chamado e-commerce e que tenham matriz ou filiais no Paraná, são obrigadas a informar, em seus sites, os respectivos endereços, telefones para contato e ainda os dados cadastrais completos, como CNPJ e inscrição estadual. Essas informações trazem mais segurança para o consumidor e é preciso sempre estar atento a esses dados.

É imprescindível verificar ainda se o site apresenta requisitos de segurança, tais como um cadeado que fica na barra de endereços; se o endereço eletrônico começa com a sigla “https”, pois no momento da realização da compra são informados dados sigilosos, como número de CPF e do cartão de crédito.

Por fim, o consumidor deve guardar todos os e-mails eventualmente trocados com a empresa, anotar protocolos de atendimento e exigir sempre a nota fiscal e comprovantes de compra. E, sobretudo, evitar sites desconhecidos que tenham ofertas muito convidativas, preços muito abaixo dos praticados pelo mercado ou promoções fantásticas, que podem significar verdadeiras arapucas.