Comprar pela internet tem se tornado uma realidade cada vez mais presente na vida de qualquer consumidor. A praticidade, a rapidez e a economia de tempo são fatores que estimulam a escolha por essa modalidade de compra.
Entretanto, é preciso ter cuidado, pois nem sempre os direitos dos consumidores são respeitados.

continua após a publicidade

E uma prática bastante corriqueira é o descumprimento da oferta quando a compra envolve mais de um fornecedor, como os sites que auxiliam o consumidor na busca de melhores preços e condições de pagamento mais atraentes.

A abusividade ocorre quando o preço indicado pelo buscador não corresponde ao preço anunciado pelo site de vendas. E como isso acontece com muita frequência, o consumidor deve ficar atento e exigir a venda produto pelo menor preço informado, uma vez que a responsabilidade é solidária entre todos os integrantes da cadeia produtiva. E se não houver o atendimento imediato pelos fornecedores, o consumidor deve procurar os órgãos de defesa do consumidor e registrar sua reclamação.

Para isso, deve gravar e imprimir as telas que demonstram os preços encontrados. Além disso, deve apresentar eventuais emails ou protocolos que comprovem conversas mantidas com o fornecedor. E o mais importante de tudo é sempre exigir seus direitos e não se deixar ludibriar por ofertas enganosas e abusivas.

continua após a publicidade