1. Nunca chegar em casa silenciosamente. O corno assumido deve chegar em casa fazendo o maior barulho, batendo as portas, abrindo as torneiras, ligando o rádio, etc. Tudo isso pra dar tempo de o Ricardão ir embora ou se esconder.
2. Não usar chapéus, perucas ou coisas parecidas nem tentar passar por lugares de altura muito baixa. Os chifres devem ser conservados.
3. Amar a mulher acima de tudo.
4. Nunca tentar a sorte em jogo algum. O corno já teve muita sorte no amor por ser feliz e sortudo por ter arrumado a sua mulher que o trai com tanto carinho e que ele ama tanto, querer ter sorte no jogo também já é querer demais.
5. Jamais entrar no quarto olhando para a cama. O corno deve ter os olhos sempre voltados para o chão, ou para o teto. O que os olhos não vêem, os chifres não sentem.
6. Não agredir o Ricardão que insiste em não sair de cima da sua mulher. Peça a opinião da sua esposa, depois licença ao cara e espere pacientemente pela ação dele.
7. Levar a vida sempre com muito bom humor. Se você já é corno mesmo tem que se conformar e rir para inclusive prevenir rugas e depressões futuras.
8. Não pecar por luxúria. O corno não pode comer sozinho, ele tem mesmo que dividir com os amigos preferidos da mulher dele.
9. Respeitar o corno próximo assim como respeita o Ricardão que está próximo da sua mulher.
10. Nunca admitir que é corno. Todo mundo já sabe que você é corno, a notícia está quase no jornal, mas sempre tem que haver uma atmosfera de dúvida sobre os enfeites da sua cabeça.