Nova mania

Vestuário tradicional da cultura japonesa, o quimono ganhou versões mais moderninhas e conquistou o mundo da moda. Celebridades e fashionistas, como as norte-americanas Kate Moss e Miley Cyrus e a blogueira brasileira Thássia Naves, já incluíram a peça em seus looks.

Desde o início do século XX, quando o francês Paul Poiret criou uma releitura do quimono, dando ares ocidentais para a ele, vários outros estilistas, como Yves Saint Laurent, John Galliano e Pierre Cardin, apostaram na peça, que voltou com tudo e se tornou obrigatório nesta temporada. Com nova roupagem, mangas longas ou curtas, e uma infinidade de tecidos, cores, estampas e aplicações, a peça é muito versátil e pode compor produções para agradar a todos os gostos e estilos.

De um visual descolado para um passeio informal até looks mais sofisticados para festas e baladas, o quimono pode transitar por qualquer ocasião. Combinada com vestidos, calças, shorts e saias, ele cai bem em qualquer mulher, independente do tipo físico. Quem é mais cheinha deve optar por utilizar a peça aberta, enquanto as mais magrinhas podem marcar a silhueta com cintos ou faixas.

Outra dica bacana: como o quimono é mais amplo e soltinho, ele fica ótimo com peças mais sequinhas na parte de baixo, como calças skinny ou leggings. O hit da estação também pode ser utilizado para substituir blazers, jaquetas ou cardigãs, nos protegendo com charme daquele ventinho que teima em aparecer.