Cozinhar agora é cool. As mídias sociais e os programas de competição culinária na TV, como o MasterChef e o Bake Off Brasil, estão levando muita gente a se aventurar entre panelas e fogões. Para quem não tem muita experiência, a saída é apelar para as receitas disponíveis na internet. E foi exibindo o passo a passo de suas experiências em confeitaria que a curitibana Marina Bibas se tornou um fenômeno no Youtube.

continua após a publicidade

Com mais de 60 mil seguidores, seu canal “Confissões de uma Doceira Amadora” completa dois anos no ar com mais de 160 vídeos com receitas de cookies, brownies, bolos, tortas, crepes e tudo o que há de mais gostoso no universo candy.

Publicitária e cineasta por formação, a grande paixão de Marina sempre foi fazer doces. Depois de alguns anos se arriscando na cozinha, ela resolveu se profissionalizar e foi morar em Nova York (EUA) para estudar Pastry & Baking, no Institute of Culinary Education. Quando voltou ao Brasil, decidiu disponibilizar suas receitas na internet. Assim surgiu o  “Confissões de uma Doceira Amadora”, onde apresenta suas invenções com muita naturalidade e simpatia. Todas as terças e quintas-feiras, o canal – www.youtube.com/user/doceconfissao – é atualizado com novas receitas. Conversamos com Marina para saber um pouco mais sobre o “Confissões” e sua paixão por doces. Confira!

Como e quando surgiu seu interesse pela confeitaria?

continua após a publicidade

Sempre gostei muito de doces e de cinema. Via os filmes americanos com aqueles doces, como donuts e cupcakes, e morria de vontade de comer, mas não tinha onde! Então comecei a tentar fazê-los em casa e me apaixonei pela confeitaria.

Como surgiu o Confissões de uma Doceira Amadora?

continua após a publicidade

Eu queria fazer os doces americanos, mas não sabia como. Como não eram os tipos de doces que eu acharia no caderno de receitas da família, recorria à internet. Mas achava complicado, com poucas informações e me perdia. Depois que fui aprender confeitaria nos Estados Unidos, resolvi ensinar as pessoas que não tinham esta oportunidade, mas de um jeito simples e descomplicado.

Como você escolhe as receitas para os vídeos? E como eles são feitos?

Para falar a verdade, hoje em dia escolho o doce que tenho vontade de comer. Muitas vezes, invento uma receita ou combinação e coloco em prática. E sou eu quem faz tudo no canal, desde colocar a câmera para gravar até editar!

Você acredita que a internet e os reality shows contribuíram para popularizar a culinária?

Sim, de maneiras diferentes. Acho que os realitys mostraram para todo mundo que a culinária é um assunto muito interessante, que comer não precisa ser uma coisa chata e sempre igual, que você pode soltar a sua imaginação. As pessoas ficaram com vontade de colocar tudo isso que estavam vendo na TV em prática na própria cozinha. E a internet está aí para ensinar COMO se fazem aquelas delícias!

Qual seu ingrediente preferido?

Nutella é uma paixão minha desde criança! Mas também acredito que um bom extrato de baunilha consegue deixar a maioria dos doces ainda melhor!   

Tem alguma dica para os que estão começando no mundo dos doces?

Não desista! Se você errou, preste atenção no que não deu certo e corrija na próxima. E, é claro, solte sua imaginação! Inventar com doces é a coisa mais maravilhosa da vida!